Já pensou que a ferrugem pode ser uma decoração para o jardim?
Um objeto de metal danificado pela ferrugem é algo para jogar fora, para se livrar, pois não é mais utilizável. Mas nas mãos de uma mente criativa pode se tornar um móvel fascinante. A pátina avermelhada que cobre o metal e suaviza um pouco as formas definidas originais dá um aspecto desgastado que é surpreendentemente útil para decorar o jardim, assim como às vezes é usado em móveis antigos ou rústicos em casa.
Assim, você pode obter esculturas de objetos em desuso, decorações para cercas e até mesmo escolher o metal enferrujado como material para instalações de arte ou partes integrantes da paisagem. Confira as ideias abaixo.
Engrenagens velhas e peças de qualquer maquinário ou objeto de metal que enferrujaram: não podem ser usadas de forma alguma... A menos que sejam pensadas como peças decorativas. Você pode fazer esculturas com elas empilhando-as.
Bem como rodas dentadas de bicicleta ou engrenagens semelhantes: podem se tornar a decoração para uma cerca ou para o suporte para o cultivo de videiras.
Existe uma torneira que ninguém usa saindo do chão, uma daquelas antigas e um tanto feias? Com uma gota de vidro e um velho balde de metal se torna uma peça de arte - sem o risco de alguém tropeçar nela.
Se você tem grandes pregos de ferro enferrujados ou os obteve depois de desmontar algo, pode criar flores de metal para decorar os canteiros.
Com seções de tubos de metal, você pode criar bordas únicas.
As cercas são perfeitas para todos os itens planos, até mesmo os quebrados!
E se você tiver suportes para trepadeiras que enferrujam com o tempo, não quer dizer que tenham ficado feios!
Se você explorar a web, encontrará esculturas fantásticas de muitos artesãos que decoram os jardins com criações sugestivas.
Eles podem replicar a forma das plantas, as silhuetas dos animais, mas também fazer esculturas geométricas.
... como círculos maravilhosos, para os Moon Gates modernos!
Muitas vezes essas instalações são feitas com o chamado aço Corten, aquele que também é usado para estruturas portantes e cercas no jardim. É um material super fascinante, também chamado de "o metal que vive", pois durante o processo de oxidação fica coberto por uma pátina externa porosa e uma camada interna rica em cobre, cromo e fósforo que é à prova d'água.