Roupas furadas e rasgadas: é a sua oportunidade de transformá-las com reparos criativos!
Pode acontecer a todos de terem que se desfazer de seu vestido ou suéter favorito: às vezes é culpa das traças, outras vezes pode ser um erro de lavagem que faz com que os tecidos desbotem. Depois, há os casos em que manchas indeléveis se formam devido a algum descuido ou acidente doméstico, e mil outros casos em que as roupas são danificadas de várias maneiras.
Muitas vezes, se ainda podem ser usadas, se tornam roupas para ficar em casa. Mas nem sempre é dito que elas ainda não podem nos acompanhar e serem exibidas como antes: basta encontrar o caminho certo para reparar os danos. Ou melhor, disfarçá-los com algum artifício criativo que, não raramente, acaba dando um ar ainda mais interessante para a roupa!
Existem várias comunidades de pessoas online que compartilham suas ideias criativas sobre esse tipo de reparo. Uma é o que pode ser encontrada no Reddit, que se chama "Visible Mending".
Por exemplo, uma ideia para se inspirar é consertar jeans cujos rasgos ficaram muito grandes usando rendas ou até mesmo um trabalho de crochê.
Os pequenos buracos causados por traças ou alguma faísca, bem como as manchas irremediáveis que o alvejante ou outras substâncias podem ter causado podem ser cobertos com um bordado.
Até mesmo tecido de qualquer tipo, que combine com a cor do jeans rasgado, é ótimo para recuperar uma peça. E tudo pode ser bordado em torno dele.
Sob essas folhas bordadas, por exemplo, há manchas de alvejante que descoloriram o suéter.
Essas flores, por outro lado, cobrem gotas de esmalte.
Há também pessoas que aprendem a replicar as texturas de um tricô, mas feito com agulhas de costura, para restaurar ao máximo peças desgastadas ou danificadas, como este suéter.
A técnica do bordado pode funcionar em diversos materiais, até mesmo no tecido sintético de alguma bolsa ou mochila. Neste caso, as flores bordadas cobriram respingos de tinta branca.
Esses projetos são ideais para se deixar levar pela técnica do bordado. Existem muitos tutoriais on-line para seguir os bordados mais simples passo a passo e, depois de aprender o básico, você pode começar a improvisar com desenhos mais específicos.
É uma ótima ideia evitar jogar fora roupas que ainda são perfeitamente funcionais e, de fato, dar a elas uma nova vida!