Cozinha estilo provençal: inspire-se nestes projetos rústicos e elegantes
Mobilar uma cozinha, como qualquer outro cômodo da casa, de acordo com os ditames de algum estilo típico de uma determinada região do mundo é uma forma de viajar um pouco todos os dias. Você pode se encontrar-se, por exemplo, com um pé na Provença, a região do sul da França famosa por suas esplêndidas paisagens campestres e marítimas, o cheiro de lavanda, o amor por antiguidades e especiarias.
Montar uma cozinha provençal significa prestar homenagem a tudo isso: cores que vão do lilás ao azul acinzentado, móveis com visual vintage e, em geral, a atmosfera de um espaço que parece valorizar os detalhes transmitidos por gerações.
Madeira e materiais naturais e antigos: tudo deve dar a impressão de ser algo que poderia ser encontrado há muitos anos (séculos?) atrás. Então talvez cestos, bandejas, louças em geral também sejam modernos, mas feitos de cerâmica, cobre, vime...
Até os móveis fogem das linhas essenciais e minimalistas dos ambientes mais modernos: há espaço para detalhes em relevo, molduras, elementos com formas elegantes clássicas e atemporais.
As cores devem ser vivas: as versões modernas, que preferem o branco nas paredes, às vezes buscam a união com as tendências dos últimos anos (como os azulejos estilo retrô), mas também podem deixar espaço para pisos vistosos.
Em geral, porém, o estilo provençal clássico prefere tons pastéis (mesmo nas paredes). É então enriquecido com decorações florais: pode ser papel de parede, estofamento ou mesmo os motivos decorativos da cerâmica.
Mesmo ao tentar recriar este estilo com móveis mais modernos, extrapolando os limites em direção ao gosto moderno que beira a casa da fazenda, serão as cores pastel, bem como os detalhes do mobiliário e acessórios de decoração a dar o toque provençal.
Quanto às cores, branco, bege, cinza, mas também (e sobretudo) lavanda ou azeitona e sálvia são os carros-chefes. Ambientes que lembram a atmosfera litorânea também são muito bem-vindos, por isso todos os tons de azul costumam encontrar seu lugar nesse estilo de mobiliário.
Madeira reciclada, flores frescas ou secas, a proverbial alfazema (uma planta, mas também os cachos pendurados para secar e perfumar o ambiente) e depois detalhes inesperados para a iluminação e os elementos mais funcionais, claramente de inspiração vintage mas completamente modernos e em sintonia com os tempos: é o equilíbrio entre o presente e o passado que é bom conseguir nestas cozinhas.
Você gostaria de mobiliar sua cozinha em estilo provençal?