Uma planta de abacate como uma escultura viva: você pode criá-la a partir da semente
Dar às plantas a forma que você deseja não é novidade: às vezes é feito com podas (é o caso da arte da topiaria que tornou famosos muitos jardins italianos e europeus), outras vezes tendo a paciência de direcionar o crescimento de galhos e troncos em uma determinada direção. Por exemplo, você pode trançar os galhos ainda verdes e flexíveis, como vemos em algumas plantas compradas.
Um vídeo do TikTok mostra como fazer isso com uma muda de abacate: é um processo que requer um pouco de paciência, e você pode começar a partir de uma semente da fruta que consumimos.
via @justplantaesthetics/TikTok
Aliás, no vídeo de @justplantaesthetics vemos que a muda que brotou da semente do abacate, assim que começou a se dividir com um primeiro galho, foi lentamente - e, imaginemos, com toda a delicadeza necessária - amarrada com cordas, a fim de manter a forma por todos os dias e semanas necessários antes que aquela porção do galho endurecesse na posição desejada.
Então, quando a planta continua a crescer e os galhos começam a endurecer até se tornarem o tronco e a coroa do arbusto, eles terão a forma que você queria, como uma escultura viva.
Como obter uma planta de abacate da semente:
Prive a semente de toda a polpa que adere no seu exterior
2. Insira 3 palitos de dente em locais mais ou menos na metade da semente, todos na mesma altura. Eles são usados para garantir que a semente permaneça suspensa na abertura de uma jarra de vidro que você encherá com água.
3. Em seguida, pegue uma jarra de vidro e encha-a com água até alguns dedos da borda e coloque o miolo com o palito na abertura: a água deve chegar ao terço inferior do abacate, então ajuste o nível, se necessário.
4. Você precisará trocar a água uma vez por semana até que a semente comece a rachar e produza raízes abaixo e brotos acima. Em condições ideais, levará algumas semanas, mas não perca a esperança se não acontecer nesse período: às vezes você precisa esperar até dois meses antes de perceber o crescimento.
5. Quando o caule que cresce da semente atinge um comprimento de cerca de 15 centímetros, você pode mover tudo para um vaso grande o suficiente para acomodar a planta com todas as suas raízes, em um solo solto, rico e bem drenado. Elas adoram locais quentes e ensolarados.
6. Assim que ela criar ramificações você pode começar a modelar. Tenha cuidado para ser muito delicado ao tocar os caules: eles se entrelaçam quando ainda estão verdes e macios, portanto, quebram facilmente e nunca devem ser segurados de forma que o fio que você usa corte a superfície externa.
Seu abacate deve ser cultivado em lugares muito claros. Você gostaria de tentar?