Dê vida nova a seus móveis e cômodos com a decupagem: muitas ideias criativas para inspirar você!
A decupagem é uma técnica decorativa extremamente versátil: permite adornar superfícies - geralmente de madeira, mas não só - com retalhos de papel ou mesmo tecido decorado, que são colados com cola e depois protegidos por um acabamento transparente que aperfeiçoa o trabalho.
É uma técnica que permite, portanto, decorar móveis, mas também paredes da casa com qualquer desenho ou motivo gráfico que você queira, sem ter que traçar e pintar à mão. É por isso que se torna um recurso útil e criativo para dar novo brilho a móveis antigos e também deixar a sala mais bonita com detalhes inesperados, sem ter que recorrer a tintas e papel de parede. Confira as ideias abaixo.
Basicamente usamos cola vinílica diluída com um pouco de água para espalhar mais facilmente: por isso você precisa de um pincel, pedaços de papel impresso ou decorado e um produto de acabamento. O último é tipicamente um gel ou spray fixador transparente que é facilmente encontrado em lojas de arte e hobby, bem como online. Alguns, alternativamente, usam uma camada extra de cola de vinil (ainda melhor Mod Podge), mas os melhores resultados são aqueles garantidos por produtos de acabamento específicos.
Especialmente no caso em que os recortes de papel tenham que aderir a superfícies curvas ou com detalhes em relevo, o papel (mesmo tecido, em alguns casos), deve ser muito fino. Para isso, muitas vezes usamos papel de seda, papel de arroz, guardanapos (talvez separados das camadas inferiores). No entanto, quando cola suficiente é usada e especialmente em superfícies planas, papel impresso e fotocópias também podem ser usados.
Dessa forma, todos os móveis antigos, como guarda-roupas ou cômodas, mas também mesas de centro e muito mais, podem ser decorados de maneira original, mesmo por quem não conseguiria replicar projetos tão complexos ou detalhados à mão.
Então pense em pintar um móvel inteiro para dar o tom certo de fundo para os desenhos que você vai colar: a decupagem de fato também funciona em móveis pintados, não apenas em madeira natural.
A condição inicial, é claro, é que a superfície esteja perfeitamente limpa. Em seguida, um pouco de cola é espalhada por toda a área a ser decorada (um pouco mais larga do que o ponto onde o papel vai acabar) e o papel é cuidadosamente apoiado para evitar rugas. Com a ajuda do pincel, você pode suavizar os vincos menores.
Se a superfície for muito grande, é melhor proceder em áreas em vez de passar cola em tudo antes de colar o papel.
É uma técnica que, talvez para projetos mais limitados e simples, também é indicada para crianças.
Além de móveis, você também pode usá-la para vários objetos e acessórios: latas de lixo que se tornam itens de luxo, mas também latas de vidro e estanho, objetos antigos reciclados de todos os tipos...
Trata-se de encontrar a inspiração certa e começar a acumular experiência. Tenha cuidado ao trabalhar para não deixar resíduos de poeira, cabelos e pelos grudarem na cola.
Decoupage também funciona em paredes! Em vez de papel de parede, você pode criar sua parede floral com estampas botânicas lado a lado.
Ou páginas de livros!
Ou até mesmo páginas de jornais e revistas antigos.
É uma técnica com a qual você pode até decorar tábuas de madeira (também recicladas) para revestir as paredes ou fazer o tampo de uma mesa de centro.
Você gostaria de mobiliar com ideias como essas?