Você tem que organizar o roupeiro por causa da mudança de estação? Lide com isso da maneira mais eficiente

por Roberta Freitas

23 Maio 2022

Você tem que organizar o roupeiro por causa da mudança de estação? Lide com isso da maneira mais eficiente

Acontece com quase todo mundo, pelo menos duas vezes por ano, de ter que se armar com paciência e esvaziar os armários para fazer a mudança de estação. É uma tarefa que sempre leva várias horas e custa esforço, mas depois nos permite ter as roupas, acessórios e até roupa para ficar em casa mais adequada sempre à mão nos próximos meses.

No entanto, quando há muitos móveis e armários para reorganizar, e geralmente quando não é fácil encontrar tempo para fazer isso além de todos os outros compromissos que marcam a nossa vida, é bom encarar tudo da maneira mais eficiente: sem perdas de tempo e com resultados satisfatórios, sem fazer esforço desnecessário.

Pexels

Pexels

  • Quando fazer: dado que os limites entre as estações estão cada vez mais sutis, é difícil entender o momento certo antes da chegada de um grande calor ou de um grande frio. Talvez seja melhor não se apressar muito na primavera ou no outono, quando os picos de temperatura ainda são ocasionais, e cuidar disso apenas quando os dias de maior calor ou frio já se tornaram muitos.
  • Camas, mesas e prateleiras livres: você deve começar esvaziando tudo, principalmente se não houver partes do guarda-roupa onde você possa guardar roupas "jolly" para usar o ano todo. Mas tente fazer isso aos poucos: em vez de pegar todo o conteúdo dos guarda-roupas e das gavetas, aproveite esse momento para criar grupos ordenados na cama, revisando cada item. Será mais fácil armazená-los mais tarde e economizar tempo.
  • Mantenha caixas e sacolas prontas para separar as coisas para jogar fora ou doar: antes de guardá-las no armário ou em alguma outra parte da casa, preste atenção em tudo o que você nunca usou no último ano (ou escolha o critério você prefere). Se há coisas que você não usa mais, doe. Se forem roupas muito danificadas, nem mesmo recuperáveis ​​criativamente, livre-se delas. Se, por outro lado, houver objetos que você nunca usa, mas que gosta muito, ainda é melhor removê-los e mantê-los onde não se amontoem.
  • Limpe bem o armário: existem muitos produtos e métodos adequados para vários casos. Nesta fase, você também precisará trocar quaisquer bolsas perfumadas ou remédios para traças e mofo.
  • Enquanto o armário seca (com as portas bem abertas), vá buscar as roupas e peças de vestuário que você vai precisar para a próxima estação - se você estiver guardando em outro lugar. Em seguida, esvazie esses recipientes/móveis e coloque tudo direitinho na cama, separado do que você organizou antes.
  • Se necessário, limpe também os armários e recipientes nos quais você colocará as roupas da temporada passada.
  • Comece a encher o guarda-roupa que você vai usar nos próximos meses com as roupas certas: se certifique sempre de colocar as roupas e acessórios que você usa com menos frequência para trás e para cima, e mantenha os que você sempre usa prontos na primeira fila.
  • Tudo o que sobreviveu à triagem e que pertence à estação passada acaba nos armários ou recipientes especiais, esperando a próxima mudança de estação.

Também é útil, se houver espaço, usar uma parte do guarda-roupa para conter roupas que podem ser usadas o ano todo, como jeans, chapéus, as camisetas mais populares e usadas até no inverno e afins: isso tornará ainda mais fácil e rápido fazer as várias mudanças de estação.

Mais uma vez, aproveite esses momentos para fazer uma lista de acessórios de decoração para comprar que podem ajudá-lo a ter o guarda-roupa mais arrumado possível: vários tipos de cabides, cestos, caixas, estojos para todos os tipos de objetos para pendurar ou colocar nas prateleiras, divisórias para as prateleiras e gavetas... São muitos os gadgets que nos ajudam!

E não se esqueça de ligar a música, ou quem sabe até um podcast legal, para que tudo fique mais divertido.