Quer entender se os travesseiros precisam ser trocados? Esta mulher revela um truque útil no TikTok
Dormimos em travesseiros todas as noites, e isso os torna um verdadeiro receptáculo de sujeira e bactérias. Na verdade, suor, gordura da pele, saliva e depois poeira e talvez resíduos de produtos para a pele ou até maquiagem acabam no travesseiro. Mesmo mantendo-os da melhor forma possível, com todas as rotinas de limpeza que garantem a higiene dos travesseiros enquanto os usarmos, chega um momento em que a higiene manda substituí-los por novos.
Dependendo do tipo de uso e vários outros fatores, há quem recomende trocá-los a cada 2 anos (até menos) ou esperar até 3 ou 5 anos. Então, como entender quando chegou a hora de comprar um novo? Uma usuária do TikTok deu sua resposta em um pequeno vídeo, indicando um teste bem simples para tentar em casa.
Video tutorial via @mama_mila_/TikTok
No vídeo da @mama_mila_ a mulher propõe um movimento muito simples e acima de tudo muito rápido:
- Pegue o travesseiro e coloque-o na cama
- Dobre-o ao meio sobre si mesmo
- Pressione o travesseiro para mantê-lo dobrado nessa posição por 30 segundos.
O que deve acontecer?
- Se quando pararmos a pressão exercida com as mãos, a travesseiro salta e volta à sua posição original, ainda está em boas condições.
- Se, por outro lado, demorar a perder sua posição impressa, geralmente significa que é hora de mudá-lo.
O vídeo, cabe ressaltar, não especifica o tipo de travesseiro com o qual esse método funciona, mas nos comentários @mama_mila_ esclarece: "este teste funciona em almofadas sintéticas, enquanto as almofadas de penas duram muito mais e perdem a consistência muito mais tarde (cerca de 5-10 anos)”.
Os travesseiros, no entanto, devem ser lavados regularmente: em média é preferível fazer isso de quatro em quatro meses, mas se sofrer de alguma doença respiratória ou alergias particulares, até mesmo de 2 em 2 meses. Além disso, se você precisar desodorizar seu travesseiro de vez em quando, pode polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio e deixar agir por uma hora antes de aspirar ou escovar. Mesmo um spray à base de água, bicarbonato e algumas gotas de óleo essencial (lavanda, eucalipto, tea tree) ajuda a desodorizar e envolve-os em um perfume que induz ao sono.
Se forem bem cuidados, duram mais, mas acima de tudo nos garantem um sono melhor!