Plantas mais fortes com peróxido de hidrogênio: saiba mais sobre um remédio simples e barato
Todos conhecemos o peróxido de hidrogênio como um dispositivo médico: geralmente o usamos para pequenas feridas, mas se estamos interessados em usar ingredientes comuns como remédios alternativos para muitas tarefas domésticas, provavelmente já removemos manchas de tecidos com peróxido de hidrogênio ou vestígios de mofo e muito mais.
Mas você sabia que o peróxido de hidrogênio também é útil no jardim? Quando usado em plantas, é sempre necessário prestar muita atenção às doses, pois na realidade qualquer substância usada em excesso é prejudicial a todos os organismos vivos; mas tirando esse limite se torna realmente útil ter sempre peróxido de hidrogênio pronto a ser usado mesmo para várias tarefas no jardim.
via gardeningknowhow
Creativo
Comparado com a água normal, o peróxido de hidrogênio, como o próprio nome sugere, possui um átomo de oxigênio extra em sua composição molecular, e é daí que vêm os benefícios para nossos cantinhos verdes. No mercado existe o peróxido de hidrogênio que no rótulo apresenta várias porcentagens: o mais comum, também recomendado para o jardim é o de 3%.
O peróxido de hidrogênio torna as plantas mais fortes.
É uma afirmação a ser contextualizada: na verdade, muitas vezes falamos de "fertilizante" do tipo "faça você mesmo" baseado (também) em peróxido de hidrogênio. Na realidade, o efeito dessa substância não é o de um fertilizante, mas na verdade ajuda no crescimento da planta.
Isso porque ajuda as raízes a crescerem saudáveis: é o oxigênio que ajuda as raízes a absorverem os nutrientes do solo, e o peróxido de hidrogênio tem um pouco mais, como mencionado acima. Além disso, é um excelente remédio para evitar que fungos e bactérias afetem a planta.
É por isso que é possível
- adicionar em pequenas doses à água de irrigação ou
- misture com água pura (ou destilada) para criar um spray para as folhas.
Então veja como agir:
- Para ajudar as raízes, ou mesmo para afastar as pragas, use 1 colher de chá de água oxigenada para 250 ml de água em um borrifador e borrife nas folhas.
- Para tratar a podridão da raiz, use a mesma mistura, mas despeje-a diretamente no solo ao redor do colar.
Você já usou peróxido de hidrogênio em seu jardim?