Este cara usa um motor de máquina de lavar para construir uma bicicleta elétrica
São muitas as pessoas que optam por usar a bicicleta como principal meio de transporte: é a mais amiga do ambiente, evita os aborrecimentos de ficar preso no trânsito e, acima de tudo, faz bem para o corpo. Aliás, andar de bicicleta é uma das atividades que recomendamos fazer diariamente – assim como correr, caminhar ou nadar – para se manter saudável. No entanto, certamente também é bastante cansativo, especialmente se você tiver que percorrer distâncias não muito curtas: é por isso que as chamadas e-bikes, ou bicicletas elétricas, se tornam cada vez mais populares.
São bicicletas que auxiliam na pedalada com motores elétricos: silenciosas e livres de emissões nocivas ao meio ambiente, são uma excelente opção, mas que muitas vezes envolve um considerável desembolso de dinheiro. Mas e se fosse possível construir uma com o faça você mesmo? Tem um cara que fez isso, e ele usou um motor de máquina de lavar!
O homem contou sobre seu projeto no Reddit, onde escreve com a conta Jimminecraftguy, e em seu próprio canal no YouTube.
Claro, construir uma bicicleta elétrica movida a um motor de máquina de lavar parece ficção científica, e com certeza é um projeto que requer um mínimo de experiência em trabalhos de engenharia mecânica e elétrica, mas se você acha que esse cara foi capaz de transformar uma bicicleta normal em um que chega a 65 quilômetros por hora, você tem que ver para crer.
Seu projeto é testemunhado online: nos vídeos ele conta como montou um acionamento elétrico DC sem escovas no centro do quadro da bicicleta a ser transformada, depois conectou o aparelho de transmissão a ele. Dessa forma, as rodas giram graças ao impulso do sistema inventado pelo jovem.
Além disso, como em qualquer e-bike que se preze, o motor é recarregável. O engenhoso inventor destaca ainda que, embora seja potente o suficiente para atingir a velocidade mencionada (que também é excessiva, em um veículo como este), ele usa uma bateria que ainda descarrega rápido demais para o seu gosto, e é isso mesmo um dos aspectos que pretende aperfeiçoar ao longo do tempo.
O que você diria, você tentaria construir uma e-bike com uma ideia criativa de reciclagem como essa?