Uso consciente da máquina de lavar: uma forma mais econômica e ecológica de lavar roupas
Quando a máquina de lavar fez sua entrada triunfal nas casas das pessoas comuns, a partir da Segunda Guerra Mundial e depois, mais amplamente, com o boom econômico dos anos 1960, talvez ninguém imaginasse o quanto ela revolucionaria nossas vidas. A vida quotidiana começou a fluir com mais facilidade para aqueles que - sobretudo as donas de casa - lutavam primeiro com a lavagem à mão e com todo o trabalho que isso trazia. E isso significou, entre outras coisas, mais tempo para as mulheres se dedicarem a si mesmas e à sua própria emancipação, termo que finalmente entrou em vigor naquela época.
Hoje a máquina de lavar é o eletrodoméstico mais usado de todos os tempos e ninguém poderia ficar sem ela, tanto que a usamos com naturalidade e sem pensar muito sobre isso. Esse é um privilégio inegável da modernidade e da industrialização, mas sempre teve, e continua a ter, implicações negativas para nossas finanças e para a proteção do meio ambiente.
O consumo de água, eletricidade e detergentes está entre as principais causas da poluição ambiental e nos custa muito em termos econômicos. No entanto, muitas vezes não temos uma preocupação com isso.
Aqui ficam algumas sugestões para resolver esse problema e utilizar a máquina de lavar de forma mais responsável e vantajosa.
Creativo
Quantidade certa de detergente e carga adequada
Nem todos sabem que metade da dosagem de detergente indicada pelo fabricante na embalagem costuma ser suficiente para a lavagem adequada de roupas com sujeira média, sem manchas difíceis de tratar. Tente dosar bem: você economizará dinheiro e fará bem ao meio ambiente.
Para ter o mesmo efeito, procure carregar sempre o cesto na sua capacidade máxima, sem sobrecarregá-lo mas evitando deixá-lo meio vazio. Você fará muito menos máquinas de lavar e economizará água, eletricidade e detergente, reduzindo pela metade - além dos custos - o impacto ambiental.
Ajustar o ciclo de centrifugação e a temperatura da água
Considerando que a centrífuga está entre os processos que mais consomem energia, será necessário ter atenção. Para o ciclo normal de lavagem de roupas leves, por exemplo, é mais do que suficiente definir o ciclo de centrifugação em 700 rotações por minuto. Pense nisso com mais frequência, você colherá muitos benefícios.
O uso de água fria também pode nos ajudar a reduzir os custos de energia. Sabendo assim que, salvo alguns casos especiais, muitas manchas desaparecem já a 30° e outras com água completamente fria, nem sempre é necessário lavar a temperaturas elevadas. Nesse caso, você protegerá suas roupas, dinheiro e o meio ambiente.
Atenção à manutenção
Um último conselho, não menos importante, é ficar atento à manutenção da sua máquina de lavar roupas, limpando periodicamente o tambor, o filtro e as gavetas. Só assim o aparelho funcionará sempre a 100%, permitindo por em prática as indicações anteriores e também poupar no custo de eventuais compras de novas máquinas de lavar, após danos que não possam ser reparados.