Cultivando abacate em casa: descubra as dicas úteis para fazê-lo crescer confortavelmente em vasos
O fruto do abacate, planta nativa da América Central e do Sul, é amado e cultivado desde muito tempo e na última década se tornou objeto de uma paixão culinária mundial que parece realmente inesgotável. Isso levou ao cultivo do abacate mesmo em países que não o conheciam tanto, e até mesmo nas casas de muitas pessoas, ele chegou como uma planta exótica a ser cultivada principalmente em vasos.
De fato, se as condições de que pode desfrutar no seu habitat natural não puderem ser asseguradas, é sempre aconselhável cultivá-lo em vasos para a proteger das intempéries nas épocas mais rígidas do ano. Além disso, é divertido começar a cultivar a partir da fruta que comemos: em particular, da semente dentro dela!
Se você já possui uma muda de abacate (comprada ou cultivada a partir da semente), precisará seguir várias diretrizes:
- Exposição: elas não gostam de luz solar direta por muito tempo porque as folhas jovens são sensíveis à luz. Portanto, é necessário escolher pontos claros, mas protegidos do sol durante as horas mais quentes do dia. Então fica bem onde pega o sol forte da manhã. As temperaturas não devem cair abaixo de 4 °.
- Solo: deve ser solto, rico em nutrientes e bem drenado. Portanto, é aconselhável sempre colocar uma camada de dois ou três dedos de argila expandida no fundo e depois um solo universal de boa qualidade com um pouco de turfa ou um pouco de areia.
- Vaso: prefira os de terracota e não excessivamente grandes. À medida que a planta cresce, você procederá com a troca de vaso de um ou dois tamanhos maiores.
- Irrigação: teme a estagnação da água, por isso deve ser regada regularmente, mas apenas quando o solo estiver secando.
Para cultivar abacate a partir de sementes:
Limpe a semente de toda a polpa.
2. Insira 3 ou 4 palitos de dente ao redor da semente na mesma altura: eles são usados para garantir que a semente fique suspensa na abertura de um copo de vidro que você encherá com água.
3. Encha um copo de vidro com água até alguns dedos da borda e coloque o miolo com o palito na abertura: a água deve chegar ao terço inferior do abacate, então ajuste o nível se necessário.
4. Troque a água cerca de uma vez por semana até que a semente comece a rachar e produzir raízes abaixo e brotos acima. Em condições ideais, levará algumas semanas, mas não perca a esperança se não acontecer nesse período: às vezes você precisa esperar até dois meses antes de perceber o crescimento.
5. Há quem recomende cortar o caule quando atingir 6 cm de altura, para que as raízes cresçam mais fortes e empurrem a planta a criar nova vegetação no fundo.
6. Quando o caule que cresce da semente atinge um comprimento de cerca de 15 centímetros, você pode mover tudo para um vaso grande o suficiente para acomodar a planta com todas as raízes.
Você já cultivou um abacate em casa?