Paredes de tijolos e bordas para seus canteiros de flores: inspire-se com estas ideias fantásticas
Se é verdade que encontrar soluções inovadoras com um design inesperado pode dar um toque extra à aparência dos móveis em casa como no jardim, também é verdade que às vezes a solução que melhor se adapta a um espaço pode facilmente ser a mais tradicional. Assim, no caso das alternativas de escolha para delinear canteiros e erguer muros de contenção nas áreas verdes do jardim, nada melhor do que simples tijolos.
Se levarmos em conta o fato de que, na realidade, mesmo objetos simples como tijolos podem ser usados de maneira um pouco menos convencional, ou em qualquer caso, oferecer uma variedade de estilos diferentes, dependendo dos materiais e cores que os caracterizam, então escolhê-los como protagonistas da arquitetura nos nossos jardins não é uma ideia banal.
Pensando bem, a cor típica dos tijolos, a avermelhada, sempre se mistura bem com todos os tipos de flores e folhas - assim como a terracota.
Mas para variar no tema, você pode procurar um tipo específico (e cor) de pedra que foi cortada tipo tijolos e construir as paredes de contenção dos canteiros de flores elevados com elas.
Se, por outro lado, a cor que melhor se adequa ao jardim, obviamente tendo em conta o estilo da casa, fosse o cinza, não há problema! Há tijolos de pedra e até concreto de todos os tipos.
Tijolos se integram bem com estruturas de madeira.
E mesmo quando se pensa nos tipos de pavimentação e pisos, há poucos que não podem ser combinados com os tijolos: basta encontrar o material do tom de cor mais adequado.
Construir as paredes com tijolos permite criar bordas de qualquer forma e também querer inserir nichos, bancos, escadas...
Nas paredes mais altas há sempre espaços a intervalos regulares entre os tijolos: podem se tornar as cavidades a serem preenchidas com plantas próprias para jardins de pedra!
Também são materiais perfeitos para bordas planas, aquelas ao nível do solo.
E para criar linhas curvas você pode escolher aqueles que se encaixam uns nos outros com cantos arredondados.
Uma fileira de tijolos que delimita o canteiro e uma tira de outros tijolos planos que permitirão cortar a grama até as bordas do gramado sempre com o cortador de grama sem danificar os canteiros ou ter que recorrer a um roçador.
E para uma borda diferente do habitual, mas a preços baixos (dos vários tipos de pedras de borda, os tijolos são talvez os mais baratos e mais duráveis), basta inseri-los diagonalmente no chão!
Você gosta de bordas feitas com tijolos?