Alho para plantas saudáveis: saiba como usá-lo no jardim ou na horta

por Roberta Freitas

07 Junho 2022

Alho para plantas saudáveis: saiba como usá-lo no jardim ou na horta

Cuidar da horta ou do jardim significa fazer esforços constantes e, não raro, ter que recorrer a toda uma série de produtos específicos para ajudar as plantas a crescerem exuberantemente ou afastar convidados indesejados, como animais perigosos e parasitas diversos. No mercado existem todo o tipo de soluções, algumas até muito eficazes, mas nem sempre respeitosas com a natureza. Acima de tudo, sempre envolvem um custo extra.

Mas quando você pode experimentar alternativas verdes baseadas em ingredientes que muitas vezes já temos em casa, por que não tentar? Um deles é o alho, que é útil de várias maneiras no cuidado da vegetação. Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

  • Um chá de alho

O método mais simples é aquele que envolve o uso de alho em pó, para ser diluído em água. Aí vem uma espécie de chá para borrifar nas plantas. Um par de colheres de sopa para cada litro de água usado é suficiente.
Caso contrário, você pode usar dois dentes de alho para cada litro de água: neste caso, primeiro você terá que esmagar os dentes, já sem casca, e colocá-los em uma panela. Nessa despeje a água que você ferveu, deixe descansar por pelo menos uma noite e depois filtre tudo e despeje em um borrifador. Pulverize no colarinho das plantas.

O alho tem propriedades antibacterianas, fungicidas e inseticidas, por isso pode ser usado contra infestações de pragas ou doenças fúngicas. No entanto, dentes de alho muito frescos devem ser usados ​​para este tipo de remédio.

  • Em torno de rosas ou vegetais

Sabe aqueles dentes de alho que esquecemos de usar e que produziram brotos? Deles poderíamos dar à luz novas plantas, afinal são bulbos! E esses bulbos podem ser enterrados em jardins de rosas, árvores frutíferas, pimentões, cenouras, berinjelas e muitos outros vegetais. Assim, funciona como um impedimento para os animais que podem prejudicar as plantas.

  • Nas tocas das toupeiras

Parece que o cheiro forte do bulbo de alho incomoda muito esses animais e, portanto, um remédio tradicional é colocar os dentes dentro dos túneis que vemos no jardim, aqueles que nos fazem entender que as toupeiras estão trabalhando o solo.

  • Para manter as cobras longe

É um remédio cuja eficácia não é total, mas parece que o ácido sulfênico contido no alho é irritante para as cobras (um pouco como nós quando choramos por cortar cebolas, que também são ricas nesse ácido). Assim, uma solução como o chá de alho, enriquecido com sal e óleo de capim-limão, pode funcionar como um repelente suave para as cobras.

Você já experimentou esses usos do alho?