Reparos e melhorias do tipo faça você mesmo: os erros mais comuns a serem evitados
Contar com o faça você mesmo é um grande recurso: além da vantagem econômica, há a certeza de fazer as coisas da maneira que melhor se adapta às nossas necessidades, sem contar a satisfação de viver todos os dias em meio aos resultados do próprio trabalho. Resultados que, no entanto, podem ficar abaixo das expectativas quando você embarca em alguma obra de reforma, reparo ou melhoria da casa sem ter se documentado adequadamente.
Muitas vezes acontece, de fato, que amantes do faça você mesmo que ainda não são muito experientes se lançam com entusiasmo em algum projeto sem saber que talvez algumas escolhas sejam descartadas em favor de opções mais eficientes. Aqui estão alguns dos erros mais comuns a serem evitados.
Ilha na cozinha: quem não gosta? É o móvel ideal para cozinhas grandes, onde haja espaço suficiente entre ela e os demais móveis que a cercam. Torna-se mais difícil de inserir quando acaba roubando espaço útil, dificultando a movimentação. Portanto, devemos sempre considerar as dimensões e optar por uma realmente pequena e compacta (de preferência móvel), desde que garanta um metro de espaço entre ela e todos os outros elementos - sejam móveis ou paredes. Se não for esse o caso, é melhor evitar inseri-la nos móveis da cozinha.
Acabamento do parquet: é um trabalho que pode envolver despesas consideráveis se você chamar os especialistas. Mas também é bastante desafiador e muitas vezes quem lida com isso perde uma etapa importante, ou seja, o alisamento da superfície antes de concluir o tratamento. Muitos, de fato, temem danificar a madeira, mas na realidade quando você for aplicar os produtos de acabamento e polimento na superfície, todos os pontos onde a camada de acabamento anterior não havia sido eliminada serão realçados, e o piso perde sua aparência lisa.
Por isso é sempre necessário ter lixas de vários tamanhos, começando com a mais abrasiva e terminando com a mais fina.
Paredes de gesso cartonado: ajudam a "brincar" com a arquitetura da casa sem ter que construir paredes reais. Mas quando servem de parede para isolar um cômodo do outro, não economize na espessura, pois isso significaria dizer adeus ao isolamento acústico. Portanto, é aconselhável sempre usar painéis de 10 mm de espessura.
Tirar as medidas: cansado dos móveis da cozinha? Você pode mudar todos. Ou você pode apenas mudar o refrigerador. Mas se as medidas das diferentes profundidades não forem bem tiradas, e a geladeira pode se destacar em comparação com todos os outros móveis de maneira bastante evidente. Há quem não se incomode, mas pode se tornar um fator desagradável e irritante para outros.
Qual piso para a adega ou porão? Muitas pessoas gostam de madeira. Outros também optam pela cortiça. Eles são de fato bonitos e dão calor ao ambiente, é verdade, mas também são os que mais sofrem com a umidade que pode deformá-los ou arruiná-los devido ao mofo. Melhor escolher azulejos, mesmo terracota ou até optar por concreto barato que você pode pintar como preferir.
Existem vários tipos de materiais isolantes para as paredes e telhados da casa, mas quando você precisa isolar o teto de um porão ou subsolo, você deve preferir lã de rocha (ou mesmo espuma) à fibra de vidro. Esse último, de fato, não é resistente à umidade e, de fato, pode levar à formação de manchas de mofo.
Quando você tem que pintar uma parede, o mais importante que muitas vezes é esquecido é a preparação da superfície: você tem que lavar, lixar a parede (com uma lixa) e reparar quaisquer rachaduras ou buracos (e lixar novamente para remover as partes de estuque em excesso). Quando tudo estiver limpo, começamos a aplicar o primer e só depois pintamos. O resultado final é visivelmente diferente e muito mais profissional.
Outra coisa que muitas vezes passa despercebida na hora de reformar uma casa, ou mudar a aparência de cômodos inteiros, é considerar a atualização do sistema elétrico ou hidráulico. É verdade que muitas vezes é uma escolha difícil porque aumentaria muito os custos, mas qualquer intervenção que dificulte ainda mais o acesso a esses sistemas para reparos poderá ser um problema no futuro.
Quando você quer mudar o visual da cozinha, uma das intervenções de bricolage mais populares é a substituição do backsplash: às vezes basta escolher o revestimento dessa parte da parede acima das bancadas e fogões para transformar a cozinha. E entre as opções mais populares estão os ladrilhos. Para evitar montá-los de forma desigual, comece no centro do painel e vá para as laterais para que seja mais fácil mantê-los alinhados.
Quais são os trabalhos de reforma ou reparo da casa dos quais você mais se orgulha?