Canteiros rochosos no jardim: 14 das melhores ideias para se inspirar
Quando pensamos na paisagem a ser criada em um jardim, certamente pensamos em caminhos a serem percorridos a pé ou com meios de transporte para chegar até a casa, e o resto é montado com áreas de vários tipos. Na parte verde do jardim, mas também perto das estradinhas e até da própria casa, muitas vezes há espaço para canteiros de flores: grupos de plantas combinados de várias maneiras para embelezar nossos espaços ao ar livre que podem ter mil aspectos diferentes.
Por exemplo, podem ser feitos com pedras e rochas: é uma forma de criar um ponto de interesse que movimenta o terreno e que depois é preenchido com plantas adequadas para crescerem naquele habitat específico. Confira as ideias abaixo.
Grandes pedregulhos de várias formas, colocados onde preferir e depois cravejados de várias plantas e arbustos, também podem ser suficientes.
Pedras e pedregulhos médios e grandes podem criar uma borda ou linha divisória e, em seguida, preencher o restante - além de com tufos de verde - com o cascalho. Melhor ainda se você puder aproveitar alguma laje de pedra gigante que fique bem no terreno.
O jardim de pedras pode surgir no meio do gramado e ser feito na forma que você quiser.
Mas também é bonito quando percorre uma ruazinha ou as paredes externas da casa.
Por vezes um leito de pedras se torna a solução para canalizar a água que desce das calhas, e que pode depois ser dispersada no gramado ou acabar em algum sistema de recolha subterrâneo.
São chamados de "riachos secos", como se fossem o leito de um córrego que de fato é seco.
Eles não são construídos apenas a partir do ponto de drenagem de um descendente das calhas, mas também nas áreas do jardim onde geralmente se acumula mais água, apenas para transportá-la para outro lugar.
E se você decidir fazer uma ladeira acessível com escadas de pedra, então a ideia de usar essas lajes assim como as pedras é ótima, enchendo assim as laterais com plantas e pedras também.
Um muro de pedra é outra oportunidade para ter um jardim rochoso: nas fendas entre uma pedra e outra você pode plantar muitas variedades diferentes.
Também muito fascinantes são as pedras que têm a forma de lajes posicionadas transversalmente em relação ao solo, e uma ao lado da outra.
Na natureza existem formações semelhantes, e com lajes de pedra compradas há quem replique esse aspecto.
... Tanto no meio do jardim quanto perto das cercas!
O passo final é preencher as lacunas com solo e plantas.
E até mesmo paredes de tufo, sustentadas por pilares aqui e ali, podem se transformar em belos jardins de pedra.
Gostaria de usar ideias semelhantes para decorar o jardim?