Armadilha para ovos de mosquitos: você pode construí-la com uma meia e pouco mais
O aumento das temperaturas sempre traz consigo a chegada dos mosquitos, aqueles insetos que, além de incomodarem, também podem se tornar veículo de diversas doenças para nós humanos e para nossos amigos de quatro patas. Assim, na primavera e no verão nos armamos com repelentes e vários sistemas para combater a presença de mosquitos em casa ou no jardim, ainda que nem sempre se encontre a solução que se podemos dizer que é aquela realmente definitiva.
No entanto, existe um tipo de armadilha que muitos acham mais eficaz que as outras, e que se chama "ovitrap". Ela é projetada para capturar os mosquitos nascidos dos ovos depositados por esses insetos, para que sua proliferação em nossas casas seja contida.
Como funciona? As ovitraps que também podem ser encontradas no mercado são recipientes escuros e cheios de água que replicam as condições naturais dos ambientes escolhidos pelos mosquitos para se multiplicarem.
Quando as fêmeas depositam seus ovos nas bordas desses recipientes que são cobertos por uma rede de malha bem fechada, as larvas caem pelas malhas da rede, terminando na água. Quando estiverem totalmente crescidos, os mosquitos nascidos no recipiente atingirão dimensões que não permitirão que passem pela rede, ficando presos no interior.
Esse tipo de armadilha também pode ser recriada com objetos comuns que temos em casa. Vamos precisar de:
- Um recipiente de plástico, como um pote grande de iogurte (que foi perfeitamente limpo)
- Uma meia preta comprida
- Algum fio de ferro (ou metal)
- Algo para fazer furos no plástico
- Uma malha de arame bem apertada (talvez apenas um pedaço de rede mosquiteira)
- Cola
Como se constrói a ovitrap faça você mesmo
Faça alguns pequenos furos logo abaixo da borda do pote, eles serão usados para inserir a alça que você criará com o arame.
2. Imediatamente sob esses orifícios, faça mais dois furos maiores, que servirão para drenar o excesso de água, para que nunca atinja o nível da tampa com a rede.
3. Pegue um pouco de cola e aplique no fundo interno do frasco
4. Cole a ponta da meia onde está a cola e espere que seque bem.
5. Quando a cola secar, se certifique de que o resto da meia sai do frasco e também cobre o exterior: todo o frasco deve ser coberto pela meia preta. Em seguida, firme a meia com a cola do lado de fora também.
6. Corte um pedaço de malha de arame que seja tão grande quanto a abertura do pote na parte superior. Coloque esta cobertura de malha de forma que fique presa sob os orifícios nos quais você inserirá a alça de ferro, mas acima daqueles para a drenagem do excesso de água.
7. Modele e insira a alça de arame, deve ser longa o quanto você quiser (também depende de onde você pendura a armadilha)
8. Se você tiver água estagnada (talvez algum pires cheio de água no jardim), despeje no recipiente e em toda a meia. Caso contrário, você pode pegar água normal e torná-la estagnada adicionando corte de grama ou até mesmo alguns petiscos para cães. O cheiro não será muito agradável.
A armadilha deve ser pendurada em um local protegido do sol e do vento: os melhores lugares são à sombra de árvores e arbustos. Deixada ao ar livre, ela se encherá de água da chuva, mas se não, você terá que completar a água quando a meia secar.
Você já tentou uma armadilha semelhante contra os mosquitos?