Você quer cobrir o guarda-roupas ou as prateleiras abertas? Encontre a solução certa para você

por Roberta Freitas

13 Junho 2022

Você quer cobrir o guarda-roupas ou as prateleiras abertas? Encontre a solução certa para você

Roupeiros abertos, assim como prateleiras para serem usadas em muitos cômodos da casa para mobiliar e arrumar, são uma tendência cada vez mais popular no design de interiores. Do ponto de vista estético, são leves e arejados, portanto, não sobrecarregam os móveis e parecem economizar espaço. Além disso, muitas vezes têm formas muito essenciais, do tipo que conseguem se integrar em muitos estilos de mobiliário diferentes.

Todas essas vantagens os tornam um grande favorito em relação aos armários com porta tradicionais. No entanto, também existem alguns aspectos que podem causar incômodo a longo prazo: qualquer objeto colocado nas prateleiras está sempre à vista, então você não pode se dar ao luxo de ter um pouco de desordem; e sobretudo a falta de cobertura expõe todas as superfícies e objetos colocados nas prateleiras ao pó e à sujeira. Como fazer sem precisar trocar de mobília? Basta cobri-los um pouco com alguma solução de decoração prática e de bom gosto.

A primeira solução, mais fácil e realmente adaptável a todos os casos de móveis abertos, são as cortinas. Se a superfície a revestir for muito grande, prefira cortinas com um tecido leve e de cor neutra ou que em qualquer caso combine perfeitamente com as tonalidades utilizadas no resto do mobiliário.

Combinar algumas prateleiras e uma cortina para cobrir tudo também permitirá que você crie armários no final de um corredor ou em locais onde talvez seja difícil encontrar o móvel da forma e do tamanho certos.

As cortinas não incomodam nem quando foram instaladas luzes para iluminar as várias prateleiras.

São uma solução perfeita para os compartimentos do guarda-roupa obtidos em um nicho nas paredes, e aí talvez você também possa usar cortinas feitas com tecidos mais grossos, ou decoradas com guarnições, se não forem pesadas.

No meio de um móvel branco e neutro, no entanto, você também pode usar cortinas cujos tecidos são decorados com estampas coloridas de vários tipo

Depois, há as opções mais sóbrias, como as cortinas rígidas, que são um cruzamento entre as cortinas suaves vistas até agora e as persianas.

Além de deslizar a cortina horizontalmente em uma haste que percorre a parte superior do armário a ser coberto, você também pode fechar um armário aberto em vários lados, instalando um suporte circular ou quadrado pendurado no teto (como é feito para certos chuveiros).

Chegando às alternativas mais parecidas com portas, existem aquelas deslizantes, como as populares portas de celeiro.

Mas não faltam soluções com design mais refinado, como painéis de madeira com barras finas que deslizam em trilhos quase invisíveis.

Não faltam ideias para adaptar painéis de madeira (incluindo contraplacado) aos móveis abertos mais famosos do IKEA.

E então você pode até construir portas personalizadas do tipo faça você mesmo, talvez com uma moldura de madeira e depois uma tela de palha de Viena mais leve.

Já instalou soluções semelhantes nos seus móveis abertos?