Mil aromas no jardim: descubra as plantas com as fragrâncias mais irresistíveis para o seu cantinho verde
Se qualquer jardim deve ser belo esteticamente, nem sempre percebemos o quão agradável pode ser também inserir plantas que saibam fazer dele um cantinho com aromas inebriantes. Na natureza existem muitas variedades que produzem flores muito perfumadas (às vezes até folhas), mesmo sem ter que procurar plantas particulares.
Assim, as árvores, arbustos e sebes podem se tornar não só elementos decorativos para dar forma ao seu cantinho verde, mas também deliciar as nossas noites de primavera e verão com os vários aromas que o vento traz.
Lonicera caprifolium
Se você caminhar pelo campo, poderá notá-las florescendo na primavera ou no início do verão: as selvagens têm flores branco-creme e um perfume inebriante. Elas são escaladoras muito robustas e de crescimento rápido, mas na realidade fáceis de gerenciar. Por essa razão, mesmo as cultivares hibridizadas para obter flores de várias formas e cores são uma excelente escolha para a cobertura de redes: a manutenção é menos cansativa do que a das sebes clássicas.
Viburnum (Viburnum Dentatum)
Viburnum é um belo arbusto de folhas perenes cujas flores duram muito tempo na planta. Elas são brancas ou rosas e agradavelmente perfumados, e atraem borboletas e abelhas! Em condições favoráveis, pode atingir 4 metros de altura em alguns anos e é frequentemente usado como uma bela alternativa às sebes mais comuns.
Magnólia Sempreverde
Se você está procurando uma árvore perfumada, a magnólia pode ser aquela certa para você. A mais comum e perfumada é a magnólia sempreverde, que produz grandes folhas verdes, brilhantes e enceradas, e esplêndidas flores gigantes com pétalas carnudas. A árvore atinge um tamanho considerável e, acima de tudo, é uma sempre-viva: por um lado, significa que sua folhagem espetacular decora o jardim com elegância atemporal durante todo o ano, mas você sempre terá uma certa quantidade de folhas no chão para colher, razão pela qual muitas vezes é preferível tê-las no gramado onde o leito de folhas pode ser menos "chato" de se ver.
Gardênia (gardenia jasminoides)
Com suas flores brancas leitosas que lembram um pouco as rosas, a gardênia é uma planta decididamente elegante. O cultivo desta planta requer um pouco de paciência e muita atenção: coloque-as em locais onde sejam alcançadas com muita luz natural, mas não sob sol direto nas horas mais quentes e se certifique de que o solo permaneça levemente úmido. Tenha cuidado para não exagerar, se não as raízes apodrecerão. Elas têm um crescimento lento e formam um arbusto compacto, no inverno devem ser protegidas ou abrigadas nos locais muito frios.
Philadelphus
Uma planta muito negligenciada, mas extremamente robusta e duradoura, o philadelphus é bastante difundido. Como sempre, o nome na verdade identifica um grupo de plantas com características diferentes dependendo da espécie, mas basicamente são todos arbustos que atingem 2 ou 4 metros de altura dependendo do caso. Também cresce com pouca luz, mas a floração é abundante se a planta for atingida por várias horas de sol por dia. Na primavera é coberta de flores brancas duplas que exalam um perfume muito doce.
Quais são suas plantas perfumadas favoritas?