Prateleira baixa e longa: o truque de decoração que funciona sempre
Nem sempre é fácil achar os detalhes que fazem a decoração de um ambiente realmente serem um sucesso: olhamos fotos, revistas, vídeos de design e entendemos que esses interiores são lindos, mas qual é o truque para replicar um visual semelhante? Na realidade, os cuidados são muitos e todos devem ser combinados - não é por acaso que são necessárias pessoas experientes ou com um talento inato para poder transformar qualquer espaço em um ambiente a ser admirado.
No entanto, há um truque que, uma vez descoberto, você acaba notando em muitos exemplos (incluindo catálogos!) de móveis a serem imitados: o uso de uma prateleira longa e baixa ao pé de uma parede. Continue lendo para descobrir por que quase sempre é uma jogada vencedora.
Seja ao pé de uma parede interna ou aberta para o exterior com janelas mais ou menos grandes, cobrir apenas a base da parede com uma longa prateleira oferece um apoio para os pés, uma superfície para guardar objetos ou até um assento dependendo dos casos.
O bom é que funciona com mil ideias do tipo faça você mesmo: estantes abertas viradas, prateleiras compridas de todas as formas e materiais, baús compridos, soluções em gesso cartonado e assim por diante.
Ao colocar uma dessas prateleiras baixas e longas na parede livre de outros elementos, você cria um espaço para colocar livros, objetos decorativos, até TV ou aparelho de som, e o restante da parede será uma tela para decorar com molduras ou quadros de sua escolha, que você também pode alterar quando quiser.
Quanto mais essencial é o estilo da estante (prateleiras simples com uma cor que combina com a do resto dos móveis, por exemplo) e mais é possível se deliciar decorando-a com objetos, ornamentos, molduras...
Claro, também funciona com um grande favorito dos móveis modernos: as prateleiras retráteis, aquelas sem suportes visíveis.
Um dos locais em que essas prateleiras são uma ótima solução, é embaixo de um teto baixo: se você tem um quarto sob o telhado inclinado, com uma parede que é muito baixa porque encontra imediatamente o teto inclinado, é perfeita para tentar este truque de decoração. Uma peça de mobília mais volumosa muitas vezes acaba sendo muito "mais pesada" de se olhar, nessas condições.
Novamente, pode ser a ideia que decora as paredes divisórias com originalidade, tornando a prateleira moldada um elemento de projeção interessante.
Outra combinação perfeita: ao pé de uma parede de vidro, especialmente se a prateleira for realmente um móvel baixo e robusto onde sentar ou colocar vasos de plantas.
Uma prateleira baixa que contorna um canto: uma ideia para decorar paredes "difíceis".
Quanto aos materiais e design, como dissemos, você só precisa se deliciar.
E não se esqueça que você também pode tentar ver o efeito com apenas prateleiras de parede normais, estantes e afins!
Você já usou esse truque na decoração da sua casa?