Jardim na varanda: siga as instruções para criar um oásis na cidade
Uma varanda bem mobilada se torna um espaço fundamental no uso da casa, se transformando sistematicamente no local preferido para passar o tempo assim que as temperaturas o permitem. Para torná-la acolhedora, além de móveis e quaisquer telas para manter a privacidade ou fazer sombra, podemos usar as plantas.
Cercar-nos de vegetação tem efeitos calmantes e relaxantes para e, quando há sombra suficiente, cada planta consegue tornar o calor significativamente mais tolerável. Claro que não pode ser comparado ao frescor de um jardim cheio de vegetação, mas até mesmo plantas na varanda podem fazer muito para melhorar a qualidade de vida em casa. Como fazer isso para aproveitar ao máximo o espaço disponível? Aqui estão algumas indicações úteis.
Pesquisar informações
Qualquer projeto de decoração e reforma começa com um estudo de design cuidadoso, e isso vale até mesmo para os mais humildes jardins "suspensos" que você possa criar em uma varanda. Entre as coisas a verificar para ter uma ideia clara:
- Certifique-se de saber o que pode e o que não pode fazer de acordo com as regras do condomínio: por exemplo, repintar as paredes, fazer algumas alterações, adicionar cortinas ou pérgulas e afins.
- Converse com alguns especialistas para descobrir quais plantas são mais adequadas para serem cultivadas em sua região. As temperaturas mínimas e máximas sazonais, a exposição ao sol e ao vento da sua varanda em particular, as condições de seca ou chuva excessiva que ocorrem todos os anos são fatores que o ajudarão a encontrar as plantas que melhor se adaptam à vida na sua varanda.
A varanda é como uma extensão da casa
Considere sempre o espaço externo como uma extensão do interno: portanto, pense em um visual que combine bem com o do restante da casa e deixe sempre espaço para uma cadeira/sofá/poltrona/banco... pare e relaxe no meio do seu canto verde pessoal.
Assim como em casa, decida a cor das paredes e pisos, se puder, considere também repintar as paredes que emolduram a varanda. Geralmente o branco é a melhor escolha para ambientes frescos e modernos, mas se pretende acentuar a sensação de estar no meio da natureza, existem vários tons de verde, mesmo muito neutros e sóbrios, que podem fazer maravilhas.
E não se esqueça que você pode cobrir o pavimento com pisos para externo que repousa sobre ele, ou escolher novos revestimentos (também há azulejos com efeito de madeira), ou ainda usar tapetes para a área a ser disposta como um sala de estar, no meio da moldura verde.
As plantas
A internet é a primeira fonte de inspiração para entender como as plantas ficarão quando crescerem, e talvez até para encontrar exemplos de varandas montadas da forma que você gostaria de fazer também.
Você pode precisar de muitas floreiras para o parapeito ou floreiras baixas para o chão, cheias de flores sazonais. Você pode preferir vasos com plantas grandes, que dão uma aparência exótica. Você também pode pensar em usar suportes ou guias de arame simples para cultivar algumas trepaderias fáceis de gerenciar que criarão a tela verde.
E depois há as hortas urbanas, ou árvores de frutas anãs ou ainda a grande variedade de ervas aromáticas a se ter em conta.
Outras informações úteis
Depois de ter imaginado as plantas que você gostaria, considere os vasos, pires ou suportes - treliças especiais, paredes para serem preenchidas com plantas, etc - que você poderia usar para abrigá-las. Em primeiro lugar, devem ter as dimensões e os materiais adequados aos vários tipos de plantas e, depois, também ter uma aparência que crie harmonia de formas e cores para decorar com bom gosto.
Se houver um mínimo de espaço disponível, considere a ideia de um recipiente para compostagem: com todos os resíduos da cozinha, seria muito útil ter um disponível, e seu jardim no terraço ficaria feliz com isso.
Gostaria de montar um jardim na varanda?