Vasos para suas orquídeas: escolha o que mais combina com você
A beleza quase sensual das orquídeas nunca deixa de encantar pessoas em todo o mundo, e por isso estão entre as plantas mais populares para ter em casa em quase todos os lugares. Existem infinitas variedades, mas na maioria dos casos são plantas epífitas, aquelas que crescem naturalmente nas árvores, com raízes aéreas que não penetram no solo. Isso significa que elas não devem ser tratadas como quase qualquer outra planta na hora de escolher onde plantá-las: se estiverem em vasos, por exemplo, é melhor que sejam transparentes e talvez até perfurados para evitar a estagnação da água e a podridão da raiz.
E elas podem até ser colocados sem vasos em floreiras feitas com outros materiais ou até mesmo você pode pendurá-las com a técnica kokedama. Leia mais para achar a ideia certa.
Quando as compramos, muitas vezes são encontradas em vasos de plástico transparentes: são confortáveis, também podem ser perfurados para deixar as raízes respirarem... Mas também podemos colocar a planta em um recipiente de vidro ou plexiglass sem enchê-lo muito com solo adequado (aquele feito com pedaços de casca, bem grossos e leves), para que a planta não corra o risco de apodrecer.
Da mesma forma, grandes potes de vidro podem ser reaproveitados: é bom que tenham boca larga, para melhor manejar a planta. Obviamente, em todos esses casos em que são usados recipientes sem furos de drenagem, você terá que ter ainda mais cuidado para não exagerar na rega.
Outra ideia muito cenográfica para vasos de vidro: encha-os primeiro com pedras decorativas e depois com um pouco de terra para orquídeas, antes de colocar as raízes da planta neles. Além disso, tome cuidado para não esmagar as raízes com as próprias pedras.
Em vez de um vaso de plástico perfurado... Um de metal: alguns converteram um recipiente para talheres cilíndrico de aço em um vaso de orquídea, que pode muito bem ser deixado em uma tigela de vidro para evitar vazamentos indesejados de água depois.
Como as orquídeas também são adequadas para a hidrocultura, elas também permitem aproveitar vasos e garrafas de vidro e recipientes em geral para seu cultivo em casa.
Uma floreira suspensa que lembra os kokedamas (e há quem também os faça com orquídeas!), mas mais simples de fazer: são usados suportes esféricos que também servem para muitas outras plantas, e uma espécie de tigela é criada revestindo o hemisfério inferior com fibra de coco ou outros materiais naturais semelhantes. Lá você pode colocar um pouco de terra para sua orquídea.
Um arranjo impressionante de orquídeas e plantas exóticas em uma bandeja de madeira: seria uma peça central impressionante!
E por que não usar um bloco de raízes ou algum outro pedaço de tronco todo trabalhado pela natureza? Você também pode decorar com musgo ou plantas de cobertura do solo semelhantes.
Como você prefere ter as orquídeas dentro de casa?