A sala de estar parece apertada para você? Faça parecer mais espaçosa com os truques certos
Ter pouco espaço disponível em uma sala nos coloca diante de toda uma série de desafios engenhosos: para entender a combinação de cores para paredes, móveis e acessórios e escolher os modelos que entram na sala sem criar muita confusão e sem deixar tudo apertado, você tem que fazer cálculos ao milímetro. E talvez haja uma série de tentativas e falhas antes de encontrar a melhor configuração.
Mas e se, depois de todo esse esforço, a sala parecer pequena e opressiva? Para evitar ou superar esse problema podemos nos ajudar com uma série de truques que servem para dar a impressão de que um cômodo, como uma sala de estar, na verdade pareça mais espaçoso e habitável.
Na hora de escolher cadeiras e poltronas, prefira aquelas que – embora confortáveis – tenham as linhas mais leves e menos volumosas possíveis. Estruturas finas que sustentam os assentos, sem massas volumosas que ocupem o espaço. Essas são as diretrizes para se inspirar.
Assim, os bancos para a bancada/ilha que serve de mesa de café da manhã na cozinha, mas também as poltronas da sala com uma estrutura robusta mas essencial serão a melhor escolha.
O mesmo vale para as mesinhas e mesas de centro: seja a de centro ou aquela que fica ao lado de um sofá, se tiver uma forma esguia e fina e uma prateleira transparente, certamente será a melhor aliada na decoração de um ambiente pequeno.
A luz faz tudo parecer mais amplo e agradável: por isso, colocar espelhos - mesmo os bem grandes e vistosos, os chamados espelhos de realce - é o truque mais conhecido para amplificar a claridade natural da sala. Ao refletir a luz natural (mas também a luz artificial, principalmente se bem distribuída no ambiente), você dará a impressão de que o cômodo é muito mais espaçoso.
O tapete grande, mas não grande demais. Falamos de "area rug" (área de tapete) em inglês, e são os grandes tapetes que são colocados na sala ou embaixo das camas. Eles precisam ser grandes o suficiente para que a borda passe por baixo de cada móvel, mas não grandes demais para cobrir a maior parte do piso. Tanto os muito pequenos quanto os desproporcionalmente grandes obtêm o resultado oposto ao desejado. Como se orientar? É preciso um pouco de olho, mas uma regra frequentemente usada é que as pernas da frente de sofás e poltronas repousem sobre eles, enquanto as de trás não.
Mas podemos colocar um sofá bem grande? Aqui as escolas de pensamento são diferentes. Se a decoração da sala (móveis, móveis de parede, prateleiras, cadeiras...) não for muito volumosa, você pode escolher o sofá grande (sempre compatível com o tamanho da sala) que se torna o protagonista absoluto. No entanto, se é uma sala em que já há muito "ruído" de volumes, talvez seja melhor escolher um sofá confortável, mas não muito grande, e melhor se não em forma de L.
Os pontos de luz: não só a luz natural, mas também a luz artificial deve chegar a todos os cantos da sala o máximo possível para ampliá-la e torná-la confortável. Um lustre central nunca é suficiente, você precisará adicionar luminárias de chão, luminárias de parede ou holofotes que não devem ser acesos todos juntos, mas ainda permitirão que você nunca tenha que manter nenhum canto constantemente no escuro.
Móveis multifuncionais: a primeira necessidade é sempre não desperdiçar espaço, por isso as soluções 2 em 1 são úteis. Em uma sala de estar, por exemplo, a mesa de centro pode esconder compartimentos úteis ou ela mesma se transformar, se necessário, em um assento extra!
Combinar os vários truques pode realmente transformar qualquer sala pequena em uma sala confortável!