Copo de leite: informações úteis para cultivar uma flor que simboliza o refinamento
É difícil dizer qual é a flor mais elegante de todas, mas provavelmente os lírios terminariam no pódio: até seu significado na linguagem das flores é o de nobreza e refinamento, e eles são de fato um símbolo de amizade que é fortalecida. Eles são nativos da África do Sul e muitas vezes amados como flores de corte, mas também como uma planta para ter em casa ou no jardim, são ótimos.
O nome do gênero é Zantedeschia, e eles têm a particularidade de não terem caule: toda a folhagem sai diretamente do rizoma subterrâneo, e na verdade o que chamamos de flor não é outra coisa que a espata, que é uma folha modificada que envolve e protege a flor real, aquele "pistilo" que está no centro. São plantas bastante simples de cultivar e vale a pena considerar como uma adição válida aos seus cantos verdes.
Os mais conhecidos são os brancos, mas há lírios de várias cores, até amarelos ou roxos! Quanto ao seu cultivo:
- Exposição e clima: adoram climas úmidos e não muito frios. Portanto, onde há invernos rigorosos, eles podem ser cultivados tomando o cuidado de retirar o rizoma da terra no outono (como é feito com dálias ou begônias), mantê-lo em local escuro e seco durante o inverno e depois replantá-los na primavera. Eles também amam a luz, mas não o sol direto.
- Irrigação: deve ser constante e abundante no período em que produzem folhas e flores, mas quando as folhas começam a murchar, as intervenções podem ser bastante reduzidas.
- Solo: o solo deve ser leve e drenante, mas rico em matéria orgânica.
- Fertilizante: você pode dar quando as flores aparecerem, preferindo fertilizantes líquidos.
Se você quiser cultivá-los em vasos, considere sempre usar um bastante grande e profundo, evitando colocar os rizomas na borda, onde você não conseguiria fazer fechar água suficiente.
Tanto os que estão no chão quanto os que estão em vasos devem ser limpos de folhas murchas, que podem transmitir doenças.
Existem diferentes tipos de cores e tamanhos, por isso é bom criar composições variadas, além de apreciar a pureza de muitas flores brancas entre as folhas grandes. Você gostaria de cultivá-los?