Não sabe cuidar de plantas? Concentre-se em plantas perenes, elas são semeadas apenas uma vez e duram vários anos
Elas são ótimas na cozinha, têm inúmeras propriedades benéficas e prosperam por mais de 2 anos após o plantio. São as plantas perenes, cujo ciclo de vida não termina no inverno como as plantas anuais, mas recomeça na primavera. De fato, durante o inverno elas descansam, mas não morrem.
Perfumadas, deliciosas e basicamente rústicas, portanto fáceis de cultivar tanto no solo quanto em vasos, sem a necessidade de grandes cuidados. Existem inúmeras variedades, mas as que selecionamos são na sua maioria comestíveis, ideais para aromatizar diversos pratos ou para preparar excelentes bebidas. Da lavanda ao tomilho, do alecrim à hortelã, as plantas perenes lhe darão grande satisfação sem se esforçar muito.
Hortelã
A hortelã é uma planta herbácea perene da qual existem muitas variedades. A mais utilizada na cozinha, na preparação de licores, cocktails, xaropes mas também para dar sabor aos pratos, é a hortelã-pimenta. Fácil de cultivar, não requer atenção especial e, pelo contrário, tende a se expandir rapidamente, mesmo que seja plantada em vasos.
Camomila romana
A camomila romana é uma planta perene fácil de cultivar, mesmo em solos não particularmente férteis, que são de fato seus favoritos. Não precisa ser muito irrigada porque teme a estagnação da água. Excelente para a preparação de chás de ervas.
Cebolinha
Uma erva perene, a cebolinha não é apenas preciosa na cozinha, mas também muito decorativa. Prefere solos férteis e exposição plena ao sol. Terminada a temporada de inverno, ela começa a vegetar novamente a partir da primavera. Você pode usar as folhas picadas para dar sabor a vários pratos, cortando-os na base com uma tesoura.
Sálvia
Excelente na cozinha e rica em propriedades benéficas, a sálvia é uma planta perene adequada tanto para o cultivo no solo como em vasos, desde que colocada ao sol ou à sombra parcial. Regue bem quando plantar, mas tome cuidado para não exagerar na água, pois teme a estagnação da água. Como planta dura vários anos.
Tomilho
O tomilho é um arbusto perene que precisa de muito pouco cuidado para prosperar, na verdade, pode sobreviver facilmente mesmo em solos decididamente áridos. Fácil de cultivar, ótimo na cozinha. Ao cortar os galhos, se certifique de fazê-lo com uma tesoura limpa, fazendo cortes limpos.
Melissa
A erva-cidreira é uma planta aromática espontânea, pertencente à família Lamiaceae, e é uma das plantas herbáceas perenes. Se forem utilizadas folhas, caules e flores, é excelente para preparar chás de ervas, mas também para dar sabor a diversos pratos. Fácil de cultivar desde que não seja colocada em pleno sol, pois prefere um clima fresco. As folhas podem ser colhidas assim que a planta começar a crescer.
Alecrim
Planta perene aromática, o alecrim pertence à família Lamiaceae e é típico da área mediterrânea. Não tem necessidades particulares mas não gosta do frio, por isso que, se for cultivada em zonas com temperaturas baixas, deve ser plantada em zonas expostas ao sol e abrigadas.
Lavanda
Aqui está outra planta aromática perene que se destaca por suas maravilhosas flores roxas. A lavanda não é difícil de cultivar, mas é aconselhável plantá-la em pleno sol e, se quiser plantá-la em vasos, lembre-se de replantá-la em um recipiente maior a cada primavera. O solo deve ser bem drenado. É melhor coletá-la depois que os botões se formarem, mas antes que as flores se abram completamente.
Pronto para encher varandas e jardins com essas plantas lindas, saborosas e perfumadas?