Laguinhos de jardim: 5 propostas para transformar o seu espaço ao ar livre em um oásis de paz e relaxamento
Há algo de mágico nos jardins embelezados com lagoas e pequenos riachos. A água traz harmonia e um toque de frescor, tornando convidativas até as paisagens mais áridas. Relaxa os sentidos, reconcilia a meditação, satisfaz a visão criando reflexos fascinantes. E quem tem um jardim, seja ele pequeno ou grande, pode introduzir este elemento nos seus espaços, utilizando recipientes simples ou criando lagos artificiais do zero. A sua instalação é muito complexa mas, sem dúvida, requer um mínimo de planeamento, começando pela escolha do local adequado. Normalmente as lagoas são posicionadas em áreas não muito expostas ao sol.
Igualmente importante é a escolha da forma e tamanho da lagoa, características essenciais que se deve conhecer antes de passar à escavação do solo, que normalmente tem uma profundidade mínima de 100 cm. O solo também deve ser limpo de quaisquer pedras e outros detritos, depois coberto com uma camada de areia e depois com o lençol impermeável apropriado. A menos que o jardim seja pequeno, neste caso você pode criar um habitat aquático dentro de simples tanques.
Você pode embelezar ainda mais o lago adicionando nenúfares, flores de lótus, mas também diversas variedades de plantas submersas, úteis para neutralizar a formação de algas. Ludwigia, Marsilea mutica, Myriophyllum aquaticum, Sagittaria teres, escolha suas favoritas e plante no jardim aquático.
Se o jardim for pequeno, use banheiras, recipientes velhos de zinco, barris de madeira, inserindo água e embelezando-os com pântanos e vegetação aquática. Nada impede de incluir alguns peixinhos dourados no lago artificial.
Dependendo do estilo do jardim, pode apostar no minimalismo ou enriquecer ainda mais a paisagem em volta do lago, criando um recanto bastante sugestivo. A iluminação também é importante, graças aos holofotes e lâmpadas de rua, você pode apreciar a paisagem aquática também de noite.
Bebedouros, espelhos d'água, cachoeiras são elementos que dão movimento à água da lagoa, tornando-a ainda mais fascinante. Sem contar que são úteis do ponto de vista prático: nas estações quentes mantêm a água a uma temperatura mais baixa, na estação fria evitam a formação de mantos de gelo. Você só precisa escolher o lago certo para você e começar a construí-lo.