O método 12-3-30: meia hora de esteira para esculpir o corpo, palavra do TikTok
No mundo do fitness há sempre um novo desafio pronto para se tornar viral, também graças às redes sociais, e é também o caso de um novo exercício cardio conhecido com a abreviatura numérica: "12-3-30". Foi inventado por uma jovem chamada Lauren Giraldo, que havia proposto sua receita pessoal para voltar em forma primeiro no YouTube, em 2019, e novamente no TikTok no outono de 2021.
É um treino muito simples, para ser feito umas três vezes por semana, e que a menina define como "um verdadeiro ponto de virada" ("game changer"). Continue lendo para descobrir o que é.
Por que o treinamento é indicado por esta sigla? Giraldo também explica no vídeo: tem tudo a ver com o uso da esteira.
- 12 é o valor da inclinação a definir na esteira, que deve, portanto, estar inclinada como se estivesse subindo uma ladeira.
- 3 são as milhas por hora (cerca de 4,8 km/h), portanto a velocidade do ritmo a ser mantido.
- 30 é o número de minutos: o treinamento dura meia hora.
Lauren Giraldo mostra os resultados dessa rotina em si mesma no TikTok: uma foto mostra ela antes de começar a seguir o treino (que ela repete cinco vezes por semana) e uma mais recente, onde você pode ver um corpo mais magro e esculpido. A jovem apresenta como um método conveniente e viável para quem não quer ou não pode ir para a academia.
O movimento, porém, também está associado a uma dieta: para obter a mudança mostrada no clipe, de fato, a garota segue uma certa dieta e conta as calorias. Ela deu exemplos de suas refeições típicas no vídeo do YouTube de 2019.
Vale ressaltar que a jovem é uma influencer, não uma treinadora esportiva certificada ou médica: o que ela compartilha é sua experiência, e embora os resultados sejam realmente promissores e certamente caminhar ou correr meia hora várias vezes por semana é uma recomendação de saúde comum, pode ser que para atingir um objetivo de peso e forma seja necessário modular o treino - e sobretudo a dieta - de uma forma mais adequada às reais necessidades pessoais.
Especialistas dizem que tudo isso é um bom começo ou uma boa alternativa para quem nem sempre tem tempo para sair e caminhar ao ar livre. Você tentaria?