Você quer fazer os gerânios florescerem por mais tempo? Veja algumas dicas úteis
A chegada do verão é saudada, em muitos jardins e varandas, pelo desabrochar das inconfundíveis flores de gerânio (ou melhor, pelargonium) que adornam as casas e pátios. Olhando mais de perto, há muitas espécies diferentes, e uma busca em revendedores especializados revela até mil cultivares ou até mesmo variedades antigas colecionáveis que possuem formas, cores e até cheiros muito diferentes.
Mesmo os mais comuns, que muitas vezes são chamados de "gerânios zonais", são capazes de decorar varandas e jardins com toques de cores brilhantes que nunca nos cansam. Então, como você pode garantir que a floração dure o máximo de tempo possível? Aqui estão algumas dicas úteis.
Exposição e irrigação
Creativo
Exposição: amam - quase todas - o sol.
Na verdade, são muito poucas as variedades que precisam de um pouco de abrigo dos raios mais quentes e diretos do sol (e muitas vezes estão entre aquelas colecionáveis, mais difíceis de encontrar). Seja dentro que fora de casa, escolha um lugar onde são atingidos pelos raios solares durante muitas horas por dia.
Irrigação: regar com pouca frequência, mas abundantemente.
A regra de ouro é esperar que o solo seque completamente antes de regar novamente e depois passar muito tempo deixando o substrato de molho. Certifique-se de que os vasos deixem a água sair e, se o período de calor extremo já começou, coloque pires para reter a umidade um pouco mais. Mas atenção: os pires devem ser guardados até que esteja quente e não chova, e se deve regar novamente quando o solo estiver seco mesmo abaixo dos primeiros centímetros superficiais (e o pires, em geral, já está vazio nesses casos). Se, por outro lado, começarem chuvas mais frequentes, retire os pires e deixe a água escorrer livremente.
Mais uma vez, quando chegar no final do verão e algumas plantas ainda tiverem flores, coloque-as em qualquer caso ao abrigo da chuva, mas em posições sempre luminosas, para aproveitar os últimos períodos de floração antes de organizá-las para o inverno.
Cobertura
Creativo
Cobertura de flores secas
Uma vez asseguradas essas duas condições fundamentais descritas acima, precisamos cuidar da cobertura. Cada caule que sustenta as flores seca durante a floração e deve ser eliminado: não é apenas uma questão estética, mas também uma precaução que promove a saúde da planta, estimulando a produção de novas flores.
Na maioria dos casos, espere até que o galho esteja realmente seco (e não apenas levemente amarelado) e você pode retirá-lo facilmente com as mãos. Mas se por acaso opor um mínimo de resistência e forçar você a torcer ou quebrar, pare: muitas vezes isso causa laceração no galho, o que pode ser deletério. Melhor se armar com uma tesoura de poda pequena (existem algumas específicas para podar plantas), limpar bem as lâminas (desinfetadas com álcool ou chama) e depois cortar. Leva pouco e também é estranhamente relaxante e gratificante.
Para promover uma vegetação saudável, retire também (da mesma forma) as folhas muito amareladas ou secas.
Outros conselhos
Creativo
- Evite colocar gerânios em vasos muito grandes: eles gostam de ficar um pouco (não muito) apertados, então é melhor aumentar os vasos de ano em ano ou até a cada dois anos.
- Dê um fertilizante rico em potássio. Misturas com uma proporção de 9-6-12 são recomendadas.
Boa jardinagem!