Gravatas, que paixão: 11 criações extraordinárias para reciclá-las com estilo
Você já pensou em como as gravatas podem ser recursos extraordinários? Quer sejam vintage ou novas e sem uso, são um material muito útil, mas com um potencial não expresso, para criar maravilhas. Dizer maravilhas não é exagero, porque se trata de tecidos, geralmente muito preciosos e em todo tipo de cor e estampa, que deixamos completamente novas no guarda-roupa. Sim, porque, devido ao uso que se faz delas, as gravatas quase nunca se desgastam.
Elas ficam lá pegando poeira, porque saem de moda ou simplesmente porque são compradas para ocasiões especiais e depois não são mais usadas. Considerando que há pessoas que só usam gravata em casamentos ou afins, isso acontece com muita frequência. Assim, peças muito coloridas e novas de seda, caxemira, lã, linho ou algodão permanecem preservadas enquanto poderiam ser usadas para mil criações diferentes.
Usando a técnica de patchwork, as gravatas podem realmente se transformar em qualquer coisa, especialmente nas mãos de quem tem habilidades de alfaiataria. E mesmo sem grandes habilidades com agulha e linha, seguindo as direções certas, é possível fazer muitas coisas. Roupas, acessórios de moda, acessórios de decoração de todos os tipos e formas estão esperando para serem criados. Reunimos algumas das inspirações mais legais para você reutilizar as gravatas. Dê uma olhada abaixo!
Almofadas coloridas e refinadas para qualquer tipo de ambiente são um primeiro ponto de partida criativo para pegar as gravatas na mão e começar a trabalhar.
As rosas de seda e caxemira são alternativas muito elegantes e originais para as flores reais ou outras artificiais, mas um pouco kitsch. Uma pitada de destreza e muita imaginação o ajudarão a realizá-las.
Estofar de uma forma particular e chique pufes, cadeiras, poltronas ou outros móveis pode ser simples e divertido.
E por que não criar toalhas de mesa, jogos americanos, centros de mesa e runners? Você pode exibi-los depois de tê-los criado com grandes satisfação.
Além de juntá-los na vertical ou na horizontal, outra técnica para explorar a beleza das cores e padrões das gravatas é trançá-las. Por exemplo, você pode fazer lindas colchas com elas.
E, entrando no mundo da moda, não se pode deixar de pensar em usar gravatas para criar uma saia longa com mil cores. Um pouco cigana e um pouco ao estilo dos anos setenta, certamente não passará despercebida.
Para uma saia curta com um estilo mais anos 60, você pode juntar as gravatas horizontalmente combinando-as cromaticamente para que o conjunto fique mais sóbrio e acrescentando alguns botões ou outros detalhes da mesma cor.
Com os vestidos você pode realmente se deliciar. Sejam longos ou curtos, os feitos com gravata sempre têm um toque boêmio que os torna únicos.
Queremos falar de bolsas e sacos? Eles podem ser multicoloridos, monocromáticos, pequenos, grandes, atrevidos ou mais refinados. Não há limite para a criatividade.
Outra dica útil envolve fazer tiaras, faixas e outros acessórios para o cabelo. É possível fazer vários modelos lindos costurando e colando, é claro. Mas você também pode simplesmente pegar uma gravata e amarrá-la no cabelo como uma faixa de cabeça dos anos 60. Os resultados são, em todos os casos, extraordinários.
Por fim, entre os acessórios possíveis para criar, podemos destacar até as bijuterias. Colares e pulseiras de todas as formas e cores darão um toque original ao seu look.
Então, o que você está esperando? Divirta-se misturando cores e estampas com o reaproveitamento criativo de gravatas. Você não saberá mais viver sem elas.