Você tem que projetar o banheiro? Evite erros comuns para criar um ambiente impecável
É sempre divertido projetar a decoração de um ambiente, quando nos deparamos com um espaço neutro que podemos preencher com móveis e elementos capazes de expressar o nosso gosto. Mas, exceto em casos muito raros, não podemos agir sem cuidar de uma série de limitações ditadas por algumas necessidades: independentemente do orçamento disponível, na verdade, sempre há que lidar com as características reais do cômodo a ser mobiliado.
Dimensões, luz natural e artificial, materiais e cores: já é difícil encontrar um equilíbrio entre esses elementos, e então todas as decisões acessórias sobre o estilo, as soluções de organização do espaço e muito mais tomam conta. Isso se aplica a qualquer cômodo da casa, incluindo o banheiro. Melhor então abordar todo o planejamento dos móveis tendo uma ideia clara do que fazer e do que não fazer.
A disposição
A primeira coisa a considerar é o espaço disponível: até os banheiros menores podem ser projetados para se tornarem o mais prático possível. Em um cômodo que não tem muitos limites, porém, a disposição ideal das diversas louças e móveis do banheiro passa pela pia ao lado da entrada, o vaso sanitário (com bidê) logo após e a área do chuveiro ou banheira no fundo.
É o arranjo que geralmente garante a melhor circulação de ar e deixa mais espaço para adicionar prateleiras, ganchos e unidades de parede sem criar muito volume.
A luz
Se você não tiver a sorte de ter grandes janelas que iluminam bem o banheiro, terá que compensar com luzes artificiais, e serão necessários mais pontos de iluminação.
O lustre, claro, depois as luzes ao redor do espelho ou que em qualquer caso iluminam o espaço ao redor da pia, e possivelmente holofotes ou outras soluções que espalham um halo de luz no banheiro. O importante é preferir luzes quentes, que são mais agradáveis e relaxantes. E se é o cômodo onde você cuida da sua aparência, é bom pensar em um sistema que ilumine adequadamente o rosto e a cabeça para se preparar sempre da melhor maneira possível.
Azulejos: sim, mas não muito
Há alguns anos que os azulejos do banheiro - desde sempre a escolha preferida para revestir paredes e pavimentos - voltam o seu olhar para um gosto muito vintage, e sobretudo em termos de cores e motivos decorativos já não existe o monopólio do minimalismo e paletas claras, mas também ousa com tons alegres ou combinações muito vistosas.
Se tem a certeza que sabe gerir essas escolhas, vá em frente, mas se corre o risco de fazer uma confusão de formas e cores ao adicionar louças sanitárias, torneiras, móveis e acessórios... coloque os azulejos e mosaicos em uma única parte do banheiro.
Organização
Não se esqueça de que você terá que colocar muitas coisas no banheiro, de preferência sem deixá-las apoiadas por tudo: por isso, pense sempre em móveis, ganchos, prateleiras e soluções que possam desocupar os espaços e tornar tudo habitável.
E ao escolher os vários acessórios ou a posição dos ganchos e toalheiros, considere onde eles são realmente necessários. Um porta-toalhas (mesmo os elétricos que aquecem e secam) será útil perto do chuveiro ou da banheira, para que você não precise andar por todo o banheiro molhado antes de alcançá-los.
Torneiras e decorações
Mas devemos pensar também na manutenção. Um exemplo são as torneiras: há muitos anos as de estilo antigo, talvez de latão, estão na moda, mas muitas vezes são do tipo que criam mais problemas em termos de manutenção, segundo muitos. Faça uma pesquisa completa antes de escolher quais você vai instalar.
Não se esqueça da decoração: algumas plantas, pinturas ou objetos que personalizem o espaço sem criar muito ruído visual criarão uma atmosfera agradável.
Como é o banheiro dos seus sonhos?