Truques úteis para limpar e desinfetar todo o quarto

por Roberta Freitas

07 Dezembro 2022

Truques úteis para limpar e desinfetar todo o quarto

Todos sabemos que os colchões etravesseiros onde dormimos todas as noites são criadouros de ácaros e bactérias, mas não são as únicas superfícies do quarto onde esses inimigos da higiene podem estar à espreita. Uma rotina de limpeza bastante minuciosa afasta os problemas mais graves, mas sempre há tempo para agir mais profundamente. E talvez essa limpeza profunda deva ser feita ainda com mais frequência quando há algum problema respiratório, ou em todos aqueles casos em que, ao acordar, se nota que muitas vezes estamos com os olhos vermelhos ou secos, ou a garganta irritada.

Esses, na verdade, podem ser sinais da proliferação de microorganismos potencialmente nocivos. Como desinfetar o quarto? Leia mais para saber.

Pexels

Pexels

  • Troque lençóis e cobertores com frequência: a média é uma vez por semana, mas se por acaso suamos muito, você também pode trocar os lençóis alguns dias antes.
  • Todos os dias, então, a cama deve ser feita adequadamente, sacudindo os lençóis e travesseiros. Se possível, em dias ensolarados, deixe as mantas expostas ao sol para evitar fungos, mofo e outros problemas.
  • Areje seu quarto todos os dias por meia hora ou pelo menos 5 minutos enquanto você arruma a cama pela manhã.
  • Ao limpar o quarto, sempre aspire (com o acessório de limpeza escolhido devidamente) a cama, e depois ao trocar os lençóis, aspire também o colchão.
  • Quanto ao colchão em particular, sirva-se de bicarbonato de sódio e óleo essencial de eucalipto ou tea tree: adicione 4 ou 5 gotas de óleo essencial a uma tigela de bicarbonato, misture bem e polvilhe tudo no colchão. Deixe descansar enquanto você faz a outra limpeza e, em seguida, aspire tudo.
rawpixel.com

rawpixel.com

  • Não se esqueça das cortinas: elas se enchem de toda a sujeira que vem do exterior, bem como do pó que já atinge as superfícies interiores, e sempre que são movidas ou sacudidas pelo vento, libertam essa sujeira para dentro do quarto também. Portanto, aspire frequentemente também, talvez prepare alguns desodorantes à base de álcool, água e óleo essencial de tea tree e, em qualquer caso, lembre-se de lavá-las regularmente. O mesmo vale para persianas e mosquiteiros.
  • Os vidros também precisam ser bem limpos, pelos mesmos motivos.
  • Pavimento: se for de um material que não seja danificado pelo alvejante (bem diluído em água), utilize-o, caso contrário, utilize métodos adequados ao tipo de revestimento. Por exemplo, você pode usar produtos DIY à base de vinagre ou peróxido de hidrogênio.
  • Obviamente, é necessário tirar bem o pó, começando sempre pela parte superior do ambiente e coletando gradualmente a poeira que se acumula na parte inferior.
  • Puxadores e interruptores de luz são outras superfícies muitas vezes esquecidas, mas entre as que mais precisam de desinfecção.

Certamente leva tempo, mas depois de estabelecer a rotina a seguir, será fácil fazer isso sem muito esforço.