Guia prático de viagem: 7 passos fundamentais para férias confortáveis e relaxantes
Mesmo com quem viaja com mais frequência, terá acontecido várias vezes ter de enfrentar pequenos mas desagradáveis contratempos e imprevistos, de natureza prática, que podem perturbar a serenidade das férias. Principalmente se você fica em um hotel, sempre tem aquele detalhe que dificulta a vida ou algo que esquecemos em casa.
Com algumas dicas certas, no entanto, é possível tentar organizar melhor nossa viagem limitando ao máximo os inconvenientes. Separamos algumas delas para você, com a certeza de que serão úteis principalmente para quem está planejando as merecidas férias.
A mala é o primeiro passo para uma viagem confortável. O principal conselho é sempre levar roupas adequadas ao local e clima e em número proporcional aos dias de permanência. Aqui a dica é combinar as peças já em casa para ter um look para todos os dias ou ocasiões. Os truques para economizar espaço, por outro lado, são enrolar as roupas para colocá-las na mala e guardar os sapatos separados, cada um em um saco plástico, onde houverem espaços livres.
O segundo elemento importante é o quarto onde você vai ficar. Seja o quarto de um B&B ou um hotel de luxo, sempre haverá algum detalhe que não atende às nossas necessidades. Portanto, será bom prestar atenção à luz que filtra pelas janelas, aos ruídos externos, à temperatura, a cheiros desagradáveis e, se você tiver filhos, às tomadas.
Para cada um desses detalhes, se problemáticos, há uma solução:
- As janelas de alguns hotéis não permitem escuridão total ao amanhecer e isso, para alguns, pode ser um problema. Quão problemático pode ser o ruído externo se o alojamento estiver localizado na cidade, por exemplo. Uma solução óbvia é sempre levar tampões para os ouvidos e uma máscara de pano para os olhos (que pode ser facilmente substituída por um lenço). E se você esquecer esses itens, você sempre pode usar um cabide de guarda-roupa com prendedores para manter as cortinas bem fechadas.
- A temperatura pode estar muito alta devido aos aquecedores ou muito baixa devido aos condicionadores de ar. É sempre um bom hábito verificar assim que chegar, para ver se você pode controlar a temperatura ou, no caso de ar condicionado ou aquecimento centralizado, se irá precisar pedir para os funcionários.
- Qualquer mau cheiro pode ser remediado levando consigo pequenos difusores de aroma ou um perfume de carro.
- Para evitar perigos, as tomadas e tomadas à altura da criança podem ser cobertas com fita adesiva.
O banheiro é outro fator muito importante a ser considerado. Um truque para entender se a higiene está realmente cuidada pode ser se certificar de que não há acessórios de limpeza como trapos, esfregões, escovas ou desentupidores. A limpeza e manutenção é realizada pela equipe e a possível presença desses objetos indica pouco cuidado e higiene dos ambientes. Quanto às toalhas e produtos de higiene pessoal, costumam estar presentes mas nem sempre adequados aos hábitos de todos.
O conselho é ter sempre com você:
- Lenços desinfetantes multiuso.
- Um roupão de banho para viagem.
- Um frasco de sabonete líquido.
Para sanar quaisquer problemas com a linha de TV e WiFi que, inevitavelmente, possam surgir, é bom levar um bom livro, alguma revista ou qualquer tipo de passatempo relaxante que você possa desfrutar com uma bebida, um chá de ervas ou um bom café.
Carregar um pequeno secador de cabelo de viagem pode resolver dois problemas: a falta de um secador de cabelo e a falta de um ferro de passar. Poucas pessoas sabem, de fato, que com um bom jato de ar quente é possível deixar muitas peças de roupa menos amassadas.
Talvez uma dica bem conhecida, mas nada óbvia, seja saber o horário do café da manhã para não perdê-lo. Os cafés da manhã dos hotéis são famosos por serem variados e deliciosos. E começar o dia com um bom café da manhã é o primeiro ingrediente para passar dias agradáveis e tranquilos.
A última sugestão, não menos importante, diz respeito à elaboração de um bom roteiro de viagem que nos poupe tempo e energia e nos permita fazer o que nos propusemos a fazer. É sempre aconselhável consultar os locais a visitar, as distâncias e os meios de transporte locais disponíveis, na ausência de carro. Nossas férias certamente serão beneficiadas.
As dicas listadas devem ser suficientes para tornar suas férias bastante tranquilas e confortáveis. Você pode escolher as que melhor se adequam às suas necessidades e torná-las suas. Tenha uma boa viagem!