Plumbago: dicas úteis para cultivar uma trepadeira encantadora
É mais conhecido como Plumbago, mas às vezes também é chamado de jasmim azul, planta de chumbo ou gerânio azul. Acreditava-se, de fato, que era benéfico no tratamento de intoxicações causadas por chumbo, e possui uma assepsia que se assemelha muito à de certos gerânios (pelargônio). Na realidade, quando falamos de plumbago nos referimo quase sempre a Plumbago capensis, que é uma planta originária da África do Sul que se assemelha a um arbusto com postura de trepadeira
Floresce da primavera até o outono, com flores tipo guarda-chuva azuis que têm a cor de um céu claro. As folhas são lisas de um verde bastante claro que em combinação com as flores resulta em uma planta muito elegante e bonita, que vale a pena considerar introduzir no seu jardim, terraço ou varanda.
Clima e exposição
O plumbago não suporta a geada, portanto só pode ser cultivado em campo aberto onde os invernos são amenos e, em qualquer caso, em locais abrigados. Caso contrário, pode ser cultivado em vasos, tendo o cuidado de colocá-lo em locais protegidos adequados ou pelo menos cobri-lo com folhas de tecido, e talvez até o próprio vaso com o plástico bolha, ou sacos velhos.
Quanto à exposição, deve ser colocado a pleno sol.
Solo
Como todas as plantas que amam o sol e vêm de climas quentes, o substrato em que o plumbago cresce deve estar bem dissolvido, enriquecido com substância orgânica e drenante. É sempre aconselhável colocar argila expandida ou outros materiais equivalentes no fundo do buraco ou vaso para evitar a estagnação da água.
Se cultivada em campo aberto, será útil proteger o solo ao redor do colo da planta no inverno, com cobertura de folhas ou palha.
Irrigação
São plantas que devem ser mais seguidas quando pequenas e se cultivadas em vasos, molhando quando o solo secar completamente. As cultivadas em campo aberto, por outro lado, são muito mais autônomas e requerem poucas intervenções, exceto nos momentos mais quentes do ano. No verão, de fato, é necessário regar regularmente, abundantemente, quando o solo estiver seco e não antes, para evitar a estagnação prejudicial.
Poda
Não há necessidade de dar um pouco de ordem à folhagem, sem intervir massivamente, durante a fase vegetativa.
Doenças e parasitas
Cuidado com pulgões e cochonilhas.
É muito bom ver essas nuvens azuis no jardim, não é?