8 ideias para transformar o quintal em um cantinho paradisíaco
Você tem um jardim no quintal que não sabe como usar? Mesmo que esteticamente não o convença ou pareça muito pequeno, na realidade é preciso muito pouco para melhorá-lo. O importante é escolher os elementos certos, criando uma harmonia estilística, evitando selecionar móveis e acessórios de decoração ao acaso. Alguns vasos, uma flor trepadeira, cadeiras e mesas, redes e sofás, há muitas coisas que você pode usar, aproveitando também a reciclagem criativa.
Antes de começar, porém, estude o espaço disponível, selecione uma paleta de cores de no máximo 3-4 cores e pense em um possível uso pretendido. É claro que um pequeno cantinho dificilmente poderá acomodar espreguiçadeiras, mesas e sofás, mas ainda pode ser transformado em um local de relaxamento com a adição de uma simples rede e algumas lanternas. E não se esqueça do enorme potencial dos vasos de plantas, que também pode colocar num canto pavimentado. Dê espaço para a criatividade.
Você gosta de atmosferas de jardim secreto? Crie um arco de flores trepadeiras: rosas e glicínias são um grande clássico porque podem transformar até o jardim mais anônimo em um lugar super romântico e sugestivo.
Se precisar relaxar, coloque um bom tapete no chão, adicione duas espreguiçadeiras, algumas almofadas, uma mesa de madeira para colocar livros, xícaras de chá e várias iguarias. Agora, a parte de trás do jardim é uma verdadeira área de estar ao ar livre.
Para deixar o seu cantinho ainda mais acolhedor, recomendamos a instalação de lanternas, para serem acesas à noite. A luz das velas confere a qualquer contexto uma atmosfera mágica e inconfundível.
Nada melhor do que alguns vasos para valorizar a parte de trás do jardim, principalmente se não for particularmente rico em plantas. Não use vasos que sejam todos iguais, mas alternem com formas e tamanhos diferentes, aproveitando a reciclagem criativa. Panelas, jarras, malas velhas, bules, são muitos os objetos que se prestam a acolher flores e plantas.
Você quer uma área de estar na parte de trás da casa? As espreguiçadeiras são boas, mas se quiser, pode aproveitar as redes, que evocam imediatamente a ideia de relaxamento. Sem falar que comparadas aos móveis, elas são mais fáceis de mover e possivelmente de remover.
Se você gosta de comer ao ar livre, nada melhor do que colocar uma grande mesa de madeira nos fundos, possivelmente em um canto um pouco sombreado. Ideal para almoço e jantar, para fazer o seu trabalho, para relaxar na companhia de amigos.
Como a parte de trás costuma ser mais protegida de olhares indiscretos do que a entrada, você pode usá-la para colocar uma piscina e algumas espreguiçadeiras, criando assim um recanto delicioso. Basta colocar em prática as nossas dicas e encontrar as que melhor se adequam ao seu jardim.