Floreiras de pedra: 10 inspirações sensacionais para criar lindas delas
Já pensou em embelezar o jardim com floreiras feitas de pedras? Chegou a hora de tentar. Você pode criar algumas maravilhosas, para todos os gostos e para todos os orçamentos. E você pode usar várias técnicas.
O método mais utilizado é aquele que envolve a utilização dos chamados gabiões, estruturas metálicas existentes em diversas formas. Eles são fáceis de encontrar em qualquer loja de jardinagem e bricolage, e também bastante baratos quando se trata de tamanho pequeno ou médio. Como alternativa aos gabiões, é possível colar as pedras com colas especiais ou com cimento, para criar a forma desejada ou para revestir vasos e outras estruturas já feitas.
Mostramos abaixo algumas ideias originais para copiar ou usar como inspiração para criar outras coisas incríveis.
As espirais de pedra feitas com gabiões e cheias de flores multicoloridas certamente estão entre as inspirações preferidas de quem faz floreiras desse tipo.
Aos gabiões cilíndricos clássicos é possível optar por adicionar um toque de originalidade através de outras aberturas laterais para cultivar plantas diferentes.
E o que você acha de pequenos gabiões em forma de bola para serem preenchidos com pedras coloridas e flores?
Outra estrutura muito comum é a de forma cúbica. Em uma de grandes dimensões podemos pensar em inserir mais espécies de plantas, criando “jardins dentro do jardim”.
Mas o gabião também pode ser um pequeno cubo. Com muitos cubos pequenos você pode ter plantas coloridas e lindas úteis para decorar jardins ou, se desejar, varandas e sacadas.
Os clássicos gabiões de contenção em forma de muro baixo, úteis para dividir ou cercar algumas áreas, se prestam a se tornar canteiros de flores muito especiais e cheios de cores.
Ao cobrir vasos existentes ou outras estruturas com pedras, você pode criar qualquer forma. A dos cestos cheios de flores é, por exemplo, uma ideia original e particularmente cenográfica.
Um gabião em forma de meia esfera é a estrutura perfeita para abrigar as mudas. Nada impede, no entanto, de plantar o que mais se adequar ao seu gosto e jardim.
Os cilindros usuais, por outro lado, além de serem usados como verdadeiras floreiras, podem servir de suporte para outros tipos de floreiras, para um efeito ainda mais decorativo e particular.
Por fim, o canteiro de flores clássico, feito com uma cerca de pedras maiores e com um contorno menos geométrico e mais irregular, sempre tem um charme particular. Recorda mais as formas naturais. E tem a vantagem de poder ser criado onde quer que tenha espaço para ser ocupado e na forma e tamanho que desejar.
Pedras, seixos e cascalho são, em suma, materiais naturais essenciais para enfeitar nosso jardim de forma cenográfica e colorida. A escolha das técnicas, formas e tamanhos é pessoal e talvez seja a parte mais divertida do processo criativo. Nosso principal conselho é, portanto, se divertir.