Tem certeza de que a lava-louças está limpa? Descubra quanta sujeira pode estar escondida no filtro
Sempre que um aparelho como uma máquina de lavar louça apresenta sinais de pequenas avarias, é muito provável que a causa seja a sujeira no filtro. Não percebemos a olho nu, ou pelo menos nem sempre. Existem, de fato, os casos em que mesmo após a lavagem encontramos pedaços de comida no aparelho ou na própria louça, mas muitas vezes nada se nota. De fato, talvez abramos a porta e toda a câmara interna da máquina de lavar louça pareça limpa.
Assim, é esquecida uma operação de manutenção fundamental, que é exatamente aquela de extrair e limpar o filtro, bem como o alojamento em que se encontra. Muitos não sabem disso e, de fato, para alguns, descobrir a quantidade de sujeira que se esconde naquela parte escondida do aparelho é uma verdadeira surpresa, como no caso de @madelyncombs1 que imortalizou sua reação engraçada.
No vídeo, de fato, vemos a mulher que abre a máquina de lavar louça e tudo parece bem, mas quando ela tira o carrinho inferior e depois vai abrir a tampa do filtro, há uma sucessão de exclamações e gritos de horror. Uma boa maneira de lembrar de limpar aquela parte de um eletrodoméstico que faz todo o trabalho sujo por nós!
Mas onde fica o filtro? Normalmente, está localizado na parte inferior da máquina de lavar louça, próximo a um dos cantos traseiros ou no centro, logo abaixo das lâminas rotativas.
Para extraí-lo, você deve, portanto, deslizar o cesto inferior para frente e, se necessário, alcançar confortavelmente o próprio filtro, extraí-lo e colocá-lo no chão. O filtro às vezes é um cilindro de plástico, com paredes de malha muito apertadas e uma tampa redonda que você simplesmente tem que torcer (muitas vezes há setas indicando em qual direção girar, e geralmente é no sentido anti-horário) e depois você pode retirá-lo facilmente. Também pode haver uma placa de malha de metal ligeiramente maior ao redor do cilindro - que também é um filtro que você pode levantar e remover, para lavá-lo junto com o outro.
Na conta da @madelyncombs1 também tem vídeos explicando como ela lidou com a limpeza das diversas peças. Aqui você encontra o primeiro e aqui o segundo.
Um método muito comum é mergulhar em água morna e detergente, mas você também pode adicionar bicarbonato de sódio. Nos casos mais graves, sempre depois de ter retirado à mão os detritos que estão nos vários interstícios, deixe as peças de molho em água quente com um pouco de sabão (para louça, ou Marselha) e também algumas colheres de vinagre branco, durante várias horas.
Não se esqueça de verificar bem o alojamento, onde por vezes restam resíduos de alimentos e sujeira para serem eliminadas. Depois de limpar e remontar tudo, gire as lâminas manualmente para garantir que não encontrem obstáculos.
Dependendo da frequência com que você usa a máquina de lavar, essas limpezas teriam que ser feitas uma vez por semana (para quem usa mais) ou a cada 15-20 dias em outros casos.