10 itens datados ou inutilizados que muitas vezes esquecemos de jogar fora
A menos que você faça inspeções cuidadosas e sistemáticas com muita frequência, é muito fácil que uma grande quantidade de objetos que realmente estão só esperando para serem jogados fora se acumulem em casa. Às vezes, são eles que lotam a "gaveta" que serve de receptáculo para qualquer item que encontramos em casa e não sabemos onde colocar - há pelo menos uma em cada casa, senão em todos os cômodos! Algumas vezes são brochuras e panfletos que empilhamos nas prateleiras de uma biblioteca, sem nos lembrarmos de jogá-los fora.
E não para por aí: acessórios e itens que o tempo inutiliza, roupas que não nos servem mais, até ingredientes de cozinha ou produtos de beleza vencidos e, portanto, potencialmente prejudiciais à saúde. Leia abaixo e talvez você encontre coisas para jogar fora e fazer a ordem sem grandes sacrifícios.
Protetores solares do ano anterior: lembre-se de quando foram abertos e calcule se a data de validade já venceu. Quando isso acontece, esses produtos perdem sua eficácia, tornando-se inúteis para sua finalidade principal. Você pode se ajudar escrevendo com um marcador na embalagem no dia em que o abriu.
Em qualquer parte da casa é fácil encontrar publicações em papel de todo o tipo: não só revistas especializadas, jornais, mas também brochuras publicitárias, panfletos de supermercados e, por último mas não menos importante, os manuais de instruções de aparelhos que já tínhamos até jogado fora. Não há realmente nenhuma razão para guardá-los, mas como é papel você pode encontrar milhares de soluções diferentes para reciclá-lo ou obter decorações criativas a partir dele.
Algo semelhante aos manuais de instruções também acontece com os cabos de alimentação: talvez tenhamos jogado fora o celular, o eletrodoméstico ou qualquer outro aparelho, mas ainda tenhamos os cabos antigos em alguma gaveta ou caixa. O mesmo para cabos de áudio, vídeo ou ethernet acumulados ao longo dos anos.
Portanto, você precisará ter certeza de que eles estão funcionando ou que ainda existem alguns dispositivos na casa para os quais sejam úteis e, se não passarem nesses testes, não hesite em descartá-los.
Se você tem um escritório ou uma mesa onde trabalha ou estuda, é certo que em alguma gaveta ou em alguma prateleira você encontrará canetas ou marcadores antigos e não recarregáveis, além de anotações que não são mais necessárias e, em geral, acessórios de papelaria inutilizados ou quebrados. Organize-os cuidadosamente de acordo com o material e faça ordem em pouco tempo.
Um dos objetos que devem ser trocados com frequência no banheiro são as esponjas para o corpo: elas são recheadas de células mortas da pele e ficam sempre um pouco úmidas. É a receita perfeita para cultivar bactérias em quantidade e colocar em risco nossa saúde.
Entre as peças de roupa acontece que meias velhas, assim como meia-calças e afins, continuem a roubar espaço em uma gaveta mesmo quando estão estragadas ou sem par. No caso de meias sem par, você pode decidir guardá-las assim mesmo para quando tiver que praticar esportes ou trabalhar em casa ou no jardim, ou até mesmo usá-las para algum trabalho criativo. Caso contrário, devem ser jogadas fora.
Outra categoria de roupa que não vale a pena guardar quando envelhecem são os sutiãs: se perderam a capacidade de sustentar os seios, serão mais desconfortáveis e, sobretudo, não ajudarão a impedir que os tecidos relaxem. Se, por outro lado, estiverem em boas condições, mas muito pequenos ou grandes, ou tiverem um estilo que você não queira mais usar, pense em fazer uma doação.
Na cozinha existem alguns ingredientes que costumamos esquecer em algumas prateleiras: é o caso das especiarias, por exemplo. Sempre verifique a data de validade antes de usar uma embalagem que está ali há muito tempo. Algumas, mesmo que não sejam mais adequadas para o preparo de pratos, podem ser usadas para pot-pourri ou para saquinhos perfumados para gavetas e armários!
Da mesma forma, acontece de exumar das profundezas da geladeira alguns potes de molhos, condimentos ou produtos em óleo ou vinagre que tenham expirado nesse meio tempo. É bom sempre colocá-los em primeiro plano toda vez que você limpar a geladeira, para lembrar de usá-los antes que seja tarde demais.
Pratos, tigelas e copos de cerâmica são propensos a lascar e rachar: o problema não é tanto estético quanto de saúde. Quando esses objetos forem molhados para serem lavados, o ambiente ideal para a proliferação de bactérias será criado nas partes lascadas e também nas rachaduras. Melhor evitar, certo?
Vale a pena inspecionar periodicamente a casa procurando objetos como esses para fazer limpeza e organizar de forma simples e sem ter que sacrificar outras coisas que mais gostamos!