Canela na horta: descubra 3 usos desta especiaria para a saúde das suas plantas
A canela não serve apenas para enriquecer uma infinidade de pratos com aroma e sabor inconfundíveis, mas também pode ser útil no cuidado da vegetação. Este tempero realmente super versátil na cozinha, na verdade, tem uma série de efeitos benéficos para as plantas, se tornando uma alternativa válida a muitos produtos químicos mais agressivos.
Obviamente, devemos lembrar que todos os remédios ecológicos costumam mostrar efeitos em tempos mais longos do que os produtos artificiais, mas a casca da canela reduzida a pó (é assim que o tempero que compramos é produzido) pode ser realmente vantajoso. Continue a ler para saber mais.
Fungicida
Às vezes, quando você germina sementes para começar a cultivar algumas espécies, acontece de vê-las germinar, parecer vigorosas, mas depois murchar. Às vezes é devido à chamada condição de "amortecimento", causada pela presença de fungos.
A canela possui propriedades fungicidas que evitam que isso aconteça. E também funciona com outras doenças fúngicas comuns em plantas mais velhas.
Como usar a canela como fungicida?
Prepare um spray misturando um pouco de canela em pó em água quente e deixando em infusão por pelo menos uma noite, depois filtre e pulverize nas plantas a serem tratadas, mas também no solo.
Dissuasor de pragas
Se você quiser manter as formigas longe de suas plantas, você pode recorrer à canela, já que esses insetos não gostam de pisar nela. Pode usá-la em casa ou fora, basta polvilhar com canela em pó as zonas por onde as formigas passam, talvez em correspondência com portas e janelas ou, melhor ainda, onde tenha identificado o ponto de acesso dos insetos.
Há também quem a misture com a areia das caixas de areia das crianças, para mantê-las livres de formigas.
Para ajudar a raiz das estacas
Existem pacotes de hormônio enraizador em pó no mercado, mas nem sempre são fáceis de encontrar. A canela funciona da mesma maneira e é encontrada em todos os lugares.
Quando tiver que colocar os cortes nos frascos, molhe a ponta com o corte em um pouco de água e depois mergulhe-o em uma tigela pequena com canela em pó e, por fim, coloque o raminho no vaso que preparou. Também será uma defesa adicional contra qualquer fungo!
Esses são remédios simples que valem a pena tentar!