8 coisas pelas quais é melhor gastar mais, mas ganhar em qualidade, conforto e saúde
O impulso de economizar, cada vez que compramos algo para casa ou para os cuidados pessoais, é forte. E certamente é louvável fazer isso sempre que puder, administrar bem seu dinheiro, trabalho e tempo. Existem, no entanto, produtos e bens que utilizamos no nosso dia-a-dia, pelos quais seria melhor gastar mais e sem qualquer hesitação. Muitas vezes afeta nossa saúde e a qualidade de vida que temos.
Em certas coisas, seria realmente melhor não tentar economizar a todo custo e, em vez disso, considerá-las como investimentos frutíferos de longo prazo. Ficou curioso para saber quais são? Vamos ver algumas delas juntos.
Existem milhões de esmaltes no mercado. Nos últimos anos, então, a moda das unhas reconstruídas ou feitas mais duradouras com esmalte em gel, acrílico ou semipermanente, multiplicou os tipos de esmaltes que podem ser adquiridos infinitamente. A oferta é muito mais variada e diversificada. E os preços também são bem variados. No entanto, o esmalte é um daqueles produtos em que seria melhor não economizar.
Os esmaltes mais baratos têm texturas não excelentes e pincéis que deixam o resultado longe da perfeição e tendem a ressecar e danificar em pouco tempo. Se falamos de saúde, por outro lado, as marcas mais baratas tendem a fabricar esmaltes com substâncias baratas, mas tóxicas e nocivas. O formaldeído é um deles.
Chapinhas para o cabelo são outra coisa que sempre é melhor levar em conta a qualidade, talvez gastando um pouco mais. Em particular, devemos ter cuidado com os materiais. As de aço ou teflon costumam danificar mais os cabelos. Preferir as de cerâmica ajuda a manter um cabelo mais saudável e bonito, mas obviamente custam mais.
Economizar dinheiro em sua escova de dentes não faz nenhum sentido. A saúde dos seus dentes e gengivas está em jogo. Os dentistas recomendam trocá-la com frequência e comprá-la de excelente qualidade e adequada às características de sua boca. Melhor que a manual e mais recomendada é, claro, aquela elétrica. Custa mais, mas é um bom investimento em higiene bucal, essencial para prevenir cáries e doenças gengivais.
Pegar tinta barata para as paredes significa abrir mão de uma boa cobertura. A consequência mais direta é a necessidade de passar várias demãos de tinta para obter um resultado satisfatório. Isso significa que você economizará no preço, mas usará mais tinta e perderá mais tempo. No final, portanto, não haverá ganho.
Quanto mais barato o detergente, menos concentrado ele é. Se for menos concentrado não desengordura bem e tendemos a usar muito mais. Inútil dizer que economizar em detergente não levará a economias reais. E, como se isso não bastasse, terá um impacto ambiental maior.
Até mesmo as lâmpadas, se você comprar mais baratas, economizarão no momento, mas, a longo prazo, você gastará mais. É certo que as lâmpadas mais baratas queimam mais cedo e precisam ser substituídas com mais frequência. Então, por que não comprar algumas mais caras, mas duráveis? Isso definitivamente vale a pena.
E os sapatos? Bem, os sapatos são uma das coisas em que devemos investir acima de tudo. Os de má qualidade afetam a marcha e o bem-estar dos pés, pernas e costas e, portanto, na saúde em geral. Há quem diga que muito do que tem a ver com o bem-estar do nosso corpo depende de como andamos. E temos muitos motivos para acreditar nisso.