Repelentes naturais de mosquitos: 4 métodos para experimentar

por Roberta Freitas

05 Agosto 2022

Repelentes naturais de mosquitos: 4 métodos para experimentar

Todo verão os mosquitos se tornam um dos grandes inimigos da paz diária: por muitas horas por dia e muitas vezes até à noite eles nos obrigam a afugentá-los com toda uma série de remédios, para não termos que lidar depois com coceiras incômodas ou alergias.

Além dos sprays e vários produtos para colocar diretamente na pele, bem como dos diferentes tipos de armadilhas que podemos deixar pela casa e no jardim, podemos ainda recorrer a alguns métodos de bricolage, também baseados em ingredientes naturais, que nos ajudam a repelir os insetos mais irritantes da estação quente. Abaixo indicamos alguns para você experimentar.

Creativo

Creativo

1. Borra de café: entre os remédios caseiros talvez seja o mais conhecido e utilizado. Podem ser usados ​​de duas maneiras diferentes, ou seja, distribuindo-os no chão nas áreas onde os mosquitos depositam suas larvas, ou fazendo com que queime lentamente como bobinas. No primeiro caso, se trata de um remédio que infelizmente não é eficaz contra mosquitos já adultos, mas serve apenas para evitar que eles ponham seus ovos em áreas polvilhadas com borra de café (ou mesmo café diluído em água!). No segundo caso, você precisa colocar os grãos de café perfeitamente secos em uma tigela feita com papel alumínio (mas embalagens de lata, como alimentos enlatados, também são boas), despejar um pouco de líquido para acender o fogo sobre ela (não muito, ou ela irá queime rapidamente), acender o fogo e apagar assim que tiver enraizado, como se faz com o incenso, para que a borra queime lentamente, produzindo a fumaça indesejada para os mosquitos.


2. Vinagre. Qualquer tipo de vinagre funciona contra os mosquitos, devido ao seu cheiro intenso e azedo. No caso dos brancos, porém, é necessário diluí-los em água. Os mosquitos "provam" através de suas patas e, portanto, substâncias que têm gostos muito fortes os mantêm afastados. Parece até que quem consome muito vinagre de maçã consegue alterar seu cheiro natural o suficiente para torná-lo "menos gostoso" para mosquitos e outros insetos.

 

3. Colutório. É um método muito lido online (e a marca Listerine é frequentemente mencionada em particular), mas que não é realmente muito eficaz, segundo muitos. O que funciona, ao usá-lo como repelente, é o fato de conter eucaliptol, que os mosquitos não gostam. Essa substância, no entanto, está presente apenas em uma porcentagem mínima e, além disso, a água e o álcool em que é diluída evaporam rapidamente, por isso deve ser aplicada a cada meia hora para ter uma eficácia verdadeiramente apreciável.

 

4. Óleo de côco. Outro grande mito dos remédios caseiros para mosquitos é, na verdade, apenas indiretamente eficaz. Dizem para usá-lo como uma emulsão com óleos essenciais que podem repelir insetos ou como um dos muitos outros ingredientes para outros produtos domésticos semelhantes. Comparado à dietiltoluamida (a substância encontrada em quase todos os repelentes que você compra), o óleo de côco é muito menos eficaz. Serve principalmente como vetor para outros ingredientes capazes de afastar os mosquitos, mas também é verdade que nem sempre é recomendado borrifar todo o corpo com óleo de côco, pois a longo prazo também pode causar irritação na pele.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

Qual é o seu método favorito de manter os mosquitos afastados?