Combatendo o calor à noite: 4 truques para tentar dormir melhor no calor
O calor extremo é o grande inimigo do verão, e nos encontramos lutando contra ele todos os anos por períodos cada vez mais longos. Quando as temperaturas sobem drasticamente e você não quer aumentar tanto sua conta de luz com o uso ininterrupto de condicionadores de ar, você pode se servir de alguns truques clássicos que podem fazer a diferença.
Na verdade, é necessário explorar os recursos disponíveis, de modo a utilizar o ar condicionado apenas nos casos mais graves. Ao refrescar um pouco o quarto, de fato, você pode dormir melhor e, portanto, enfrentar cada novo dia, mesmo que seja abafado, com mais energia.
Creativo
A toalha molhada
É o remédio clássico para quem não consegue manter os ventiladores ou os aparelhos de ar condicionado ligados continuamente. Consiste em molhar uma toalha leve (pode muito bem ser um lençol velho) e pendurá-la na abertura da janela, quando as janelas são abertas à noite para deixar o ar passar. Isso garantirá que você sinta um pouco da frescor que torna uma noite abafada menos irritante.
Pela mesma razão, essas noites quentes podem ser usadas para lavar as cortinas do quarto, de modo a pendurá-las ainda molhadas, imediatamente após a lavagem. Ao manter as janelas abertas, o ar que passa por elas esfria um pouco, e o peso transmitido pela água enquanto elas estão penduradas ajudará a "estica-las" naturalmente.
O freezer
O freezer (ou mesmo a geladeira) pode ajudar a obter um alívio imediato, mas um pouco menos duradouro. Aliás, há quem coloque lençóis, fronhas ou até pijamas nesses aparelhos. O calor do corpo, em contato com esses tecidos, acaba aquecendo-os novamente em pouco tempo, mas talvez, junto com os outros truques, seja uma coisa agradável.
Algodão e linho
Pijamas, camisetas, camisolas e afins: tendemos a nos livrar deles quando está muito calor, porque sentimos que não suportamos nenhuma camada de tecido em contato com a pele. Na realidade, no entanto, ter um bom algodão (ou linho) em nós nos ajuda a absorver o excesso de suor e, de fato, sentiremos menos desconforto. O mesmo vale para os lençóis: melhor que sejam de tecidos leves e bons, e não com componentes sintéticos que aumentem a sensação de calor.
Garrafas congeladas
Se no inverno são as garrafas de água quente, nos verões quentes as garrafas de água fria ou congelada nos ajudarão. Há quem as guarde entre os lençóis, movendo-as um pouco para que esfriem os diversos pontos do colchão. Mas pressionar uma garrafa de água fria nos pulsos, tornozelos e pescoço também pode ser um grande alívio para diminuir a temperatura do corpo.
Novamente, você pode colocar garrafas de água congeladas na frente de um ventilador, e elas funcionarão como a toalha molhada pendurada na janela - ou ainda melhor!
Persianas fechadas
Depois que o sol se põe, ou às vezes até mais tarde, temos que abrir as janelas para deixar entrar o ar mais fresco da noite. E assim você também evita a estagnação desagradável nos quartos. Mas quando chega a manhã e temos que sair para trabalhar e para os nossos compromissos diários, nunca devemos esquecer de fechar as janelas e persianas: a luz do sol e o ar quente do lado de fora demoram muito pouco para tornar a casa inabitável novamente, nos forçando a ter que ligar os condicionadores de ar ainda mais.
Em suma, podemos aliviar o incômodo do calor extremo com alguns truques!