Algumas dicas muito úteis para se livrar dos maus cheiros na máquina de lavar
Pode acontecer que a roupa que acaba de sair da máquina de lavar cheire mal. É um problema mais comum do que você pensa e pode ter diferentes causas.
Odores nauseantes podem permear roupas recém-lavadas. Investigando e descobrindo os motivos, porém, é possível usar truques e estratégias para resolver o problema e evitar que aconteça novamente. Listamos as principais causas possíveis e suas soluções abaixo. Vamos ver juntos em detalhes do que estamos falando.
Existem quatro tipos principais de maus cheiros e suas possíveis causas.
- Quando você sentir cheiro de esgoto, é útil se certificar de que não há canos quebrados e que não é realmente cheiro de esgoto que pode prejudicar sua saúde. Se ao limpar a máquina de lavar o mau cheiro persistir, você precisa investigar melhor, talvez chamando um encanador.
- Pode acontecer, então, que você tenha uma pitada de mofo ou umidade. Provavelmente depende do fato de que a água pode se acumular em rachaduras e cantos da máquina de lavar e estagnar. Ou pode ser uma meia ou alguma outra peça de roupa molhada que tenha ficado presa na vedação de borracha perto da abertura. Em geral, é uma boa prática deixar a máquina de lavar aberta para permitir que a água seque sem estagnar e evitar sobrecarregar o tambor durante a lavagem.
- Se o cheiro é de queimado, tem a ver com alguma peça que está superaquecendo ou não está funcionando corretamente e é absolutamente aconselhável, para sua segurança, chamar um profissional para averiguar o dano e repará-lo.
- Outras vezes, novamente, o cheiro desagradável lembra ovos podres e, neste caso, nossos inimigos são os bolores e as bactérias que se proliferam devido à sujeira residual. A única solução, nesta última circunstância, é a limpeza.
Cada parte da máquina de lavar requer um tipo específico de limpeza profunda. Todos juntos podem ajudar sinergicamente a eliminar o problema dos maus cheiros.
- Se você descobriu que o problema é o entupimento dos canos ou do filtro, é sempre muito melhor chamar um encanador para limpá-los. A única coisa que é aconselhável fazer você mesmo, periodicamente, é drenar a água da mangueira de drenagem de emergência para uma bacia.
- Se você perceber que o problema do odor está relacionado a fendas e áreas escondidas da máquina de lavar, resolver o problema é simples. Você pode limpar tudo em poucos passos, enchendo um borrifador com uma mistura de água e vinagre branco misturados em partes iguais. Pulverize sobre as partes afetadas e, depois de deixar agir por um tempo, limpe tudo com um pano úmido.
- Para limpar a gaveta do detergente, outro ponto crítico onde o mofo e as bactérias podem se acumular facilmente, remova-a. Encha com água quente e sabão e, após pelo menos uma hora, remova toda a sujeira com a ajuda de uma escova de dentes velha. Enxágue e limpe com um pano embebido na mistura de água e vinagre branco que já mencionamos. Substitua a gaveta somente depois que ela estiver completamente seca.
- A esta altura podemos passar à limpeza do tambor que é, sem dúvida, um passo decisivo para a eliminação dos maus cheiros. Despeje vinagre branco ou alvejante na gaveta do detergente ou tambor se tiver a abertura por cima. Inicie um ciclo de lavagem longo, tendo o cuidado de selecionar a temperatura mais alta possível. Após a lavagem, deixe a porta aberta até secar completamente.
Tomando as precauções recomendadas e realizando os métodos de limpeza sugeridos de tempos em tempos, os maus odores devem desaparecer facilmente. Em qualquer caso, a constância é importante.