Molho de tomate caseiro: a receita simples com todo o sabor da tradição
Preparar molho de tomate, ou a passata, se preferir, é para muitos um ritual inevitável todo verão, quando os tomates estão maduros no ponto certo e você quer estocar para o ano todo. Geralmente acontece no período mais quente do ano, e é cansativo ficar ali fervendo e depois reduzindo vagões de tomates a polpa, mas a satisfação de abrir garrafas e molhos com um cheiro inconfundível é grande e compensa todo esforço.
Cada um tem seu próprio método, talvez herdado de gerações anteriores. Há aqueles que usam ferramentas realmente antigas, aqueles que se servem de ferramentas mais modernas, aqueles que dão sabor de uma forma ou de outra. Como todas as receitas tradicionais, não existe uma versão única, mas se não sabe por onde começar a preparar o seu molho de tomate caseiro, pode seguir os conselhos abaixo.
Ingredientes para cerca de 1 kg de molho de tomate (as medidas são bastante indicativas).
- 2,6 kg de tomates maduros. Geralmente a variedade San Marzano é a preferida, mas nada impede que você use qualquer outra que você goste
- Água
- Sal a gosto
- Manjericão (opcional), a gosto
Quanto às ferramentas, se equipe com
- Frascos ou garrafas de vidro bem esterilizados para guardar o molho
- Uma panela grande para ferver os frascos
- Uma panela grande para cozinhar os tomates
- Um escorredor de legumes
- Um passa verduras
- Um par de tigelas para recolher o molho
Lave bem os tomates, descartando os que estiverem danificados. Há os que também retiram as pontas e os que simplesmente retiram os talos.
2. Acenda o fogo e coloque os tomates na água quando levantar fervura.
3. Quando as cascas começarem a quebrar, escorra os tomates e coloque-os de lado, talvez em uma cesta ou bandeja cobertos com um pano limpo.
4. Espere que eles esfriem (possivelmente cobertos com outros panos de prato)
5. Coloque-os no passaverduras, a fim de retirar a maior parte das sementes e peles.
6. Transfira o molho assim obtido para os frascos ou garrafas previamente preparados e feche bem. É conveniente ajudar-se com um funil.
7. Coloque os frascos/garrafas em uma panela bem grande, encha com água e deixe ferver.
8. Ferva por cerca de 40 minutos, de modo a selar bem os recipientes e cozinhar o molho, que não estragará uma vez guardado na despensa por meses. Pode ser útil colocar panos entre as garrafas, para que os movimentos da água não as façam bater durante esta fase de cozedura.
9. Retire do fogo e deixe as garrafas esfriarem.
Algumas pessoas colocam manjericão (geralmente picado) antes de colocar o molho nas garrafas. Nesse ponto você também pode temperar com pimenta ou outros temperos a gosto! Você já fez molho de tomate caseiro? Qual é o seu método favorito para uma passata de tomate perfeita?