Sabão caseiro: saiba como prepará-lo da maneira tradicional
Fazer sabão caseiro é um ritual milenar, realmente transmitido desde a antiguidade até os dias de hoje, com as atualizações necessárias. Do sabão de Aleppo àquele de Marselha até todas as variações possíveis que podem ser obtidas hoje em dia, permanecendo no mundo do faça você mesmo, existem diversos tipos a serem descobertos. E quem sabe, uma vez que você se aprofunde, pode se tornar um hobby que, além de relaxar, também fará você economizar um pouco.
Existem poucos ingredientes essenciais, mas o procedimento leva algum tempo. A vantagem, porém, é a de poder ter um estoque de sabão em casa (que também pode virar sabão líquido, se necessário) todos formulados de acordo com seus gostos e necessidades, e sem gastar uma fortuna. Continue a ler para saber mais.
Para fazer o sabão, basicamente, você irá precisar de três categorias de ingredientes:
- aquele que é uma substância gordurosa (de origem animal ou vegetal). Por exemplo, azeite de oliva (como no sabonete de Marselha), ou óleo de coco, argan, amêndoa doce, etc;
- outra que é a base alcalina. Geralmente soda cáustica ou Lixívia. A primeira é uma substância a ser usada com muita cautela, protegendo os olhos, as mãos e o trato respiratório (pode queimar a pele e ferir os olhos, e nunca deve ser inalada, principalmente nas fases em que é misturada com outros ingredientes quentes). A lixívia é um produto derivado das cinzas resultantes da combustão da madeira. Também pode ser preparado em casa!
- Finalmente, uma substância líquida: principalmente água, mas também infusões ou mesmo leites vegetais.
A tudo isto pode adicionar corantes alimentares, ou mesmo especiarias para perfumar o sabão; e ainda elementos esfoliantes (grãos de açúcar ou sal), e ainda outros decorativos e aromatizantes, como flores secas, ervas aromáticas e semelhantes.
Procedimento
Ferramentas para preparar: panelas de aço inoxidável, luvas grossas de borracha, termômetro de cozinha, balança (de precisão), concha de madeira e colher de metal, jarra de vidro temperado, mixer, máscara facial e óculos de proteção, lençóis/toalhas/cobertores velhos, moldes especiais (para sabão).
Ingredientes:
- 1 litro de óleo vegetal
- 130 gramas de soda cáustica ou lixívia. Ao pesar a soda cáustica, use uma colher de metal e uma tigela de metal ou copo de plástico
- 300 ml de água (de preferência destilada)
Método
Encha o jarro de vidro com água muito quente.
2. Despeje (sempre com uma colher de metal) a soda cáustica, ou lixívia, e misture bem (melhor com uma colher de madeira).
3. Deixe a água esfriar com a soda cáustica e enquanto isso
4. Coloque a panela no fogão e despeje o óleo vegetal, fazendo com que aqueça até 45° C.
5. Quando o óleo atingir a temperatura indicada, verifique se a água com soda cáustica também está a 45°.
6. Quando ambos estiverem na mesma temperatura, despeje a água com soda na panela com o óleo, mexendo imediatamente com a colher de madeira.
7. Use o mixer para reduzir tudo a um creme liso. Quando a preparação atingir uma consistência como a de um molho espesso, você pode adicionar os outros ingredientes, como corantes, especiarias, ervas ou flores, etc.
8. Transfira tudo para as formas, tomando cuidado para não se queimar.
9. Coloque os cobertores em uma prateleira em local fresco e seco da casa, com pouco trânsito e coloque os moldes com sabão ali, cobrindo-os com os cobertores.
10. Depois de duas semanas enrole cada bastão em filme plástico (ou mesmo pano encerado) e deixe "descansar" por pelo menos 2 meses, mas saiba que quanto mais você esperar, melhor será o resultado. Há quem, em média, mantenha o sabão para amadurecer até mesmo por meio ano.
É um processo muito longo, mas na verdade bastante simples, e uma vez aprendido, será um pequeno ritual para fazer algumas vezes por ano, que pode até ser útil para ideias de presentes personalizados!