11 estradinhas incríveis para decorar o jardim com elegância e imaginação
Estradinhas de todos os tipos são elementos indispensáveis em qualquer jardim, por maior ou menor que seja. Elas não apenas nos ajudam a nos mover no espaço, mas também adicionam um guia visual que cria espaços. Às vezes, elas também são usadas para evitar pisar em outras áreas do solo. Além de todas essas funções instrumentais, no entanto, elas também têm sempre uma finalidade decorativa.
De um ponto de vista estético, de fato, elas afetam muito a aparência geral do jardim e, às vezes, são elas mesmas palco de um verdadeiro virtuosismo artístico. Elas dão à paisagem uma atmosfera particular e, por isso, dependendo dos materiais e desenhos, dão vida a muitas possibilidades diferentes. Confira algumas delas abaixo.
Tijolos vermelhos simples, mas talvez com uma borda que crie um belo contraste de cores, talvez com concreto. Uma ideia simples, mas eficaz.
Também é possível realizar pequenas passagens no meio dos canteiros, talvez com tábuas de madeira recuperada, que serão tratadas para resistir até mesmo às intempéries e ao desgaste.
Uma combinação simples, mas bonita, é a de uma cama de cascalho onde colocar tábuas de madeira. Uma espécie de trilhos de trem!
Se você quiser ousar e fazer algo mais pop, considere também caminhos coloridos: talvez obtidos pintando simpes tijolos nos tons do arco-íris.
Ou, se você aprecia ideias criativas de reciclagem, pode fazer uma estradinha com itens de lixo como tampas de plástico!
Há também quem tenha usado bancadas de cozinha descartadas, como as de granito!
Os caminhos feitos com mosaicos de seixos redondos, escolhidos de dimensões mais ou menos semelhantes, mas de muitas cores diferentes, sempre têm um charme incrível, para desenhar formas de todos os tipos no chão.
Com muita imaginação, os mosaicos também podem ser criados combinando materiais de diversos tipos: pedras, até tijolos quebrados, formas de concreto e muito mais.
Lajes moldadas com formas abstratas e sinuosas: uma estradinha realmente elegante.
Os degraus japoneses sempre têm um grande charme: podem ser feitos de madeira, pedra, concreto e ser colocados diretamente no chão, entre o cascalho, no meio do gramado... São tantas as possibilidades!
E que tal criar um caminho com degraus japoneses que atravessam um "rio" de seixos, completo com uma pequena ponte? Um verdadeiro sonho!
Qual ideia você mais gosta?