10 ideias engenhosas para organizar a garagem de forma impecável
É sabido que a organização na garagem é o ponto fraco de muitos. A garagem, para quem a tem, é o local onde tendemos a acumular tudo o que nem sempre precisamos, o que é velho mas não queremos jogar fora porque representa uma memória, e depois ferramentas de todos tipos. No entanto, existe o risco de que a situação saia do controle e você não consiga mais entendê-la, acabando por não encontrar praticamente nada quando precisar.
As formas de manter a garagem bem organizada são várias e dependem também do espaço disponível e das características do próprio box. Pode contar com lojas especializadas para soluções práticas e rápidas ou pode recorrer à reciclagem e organizar espaços com um pouco de inventividade e criatividade. Propomos algumas soluções inteligentes abaixo.
As caixas são um clássico de qualquer tipo de organização. Neste caso, conseguir algumas hermeticamente fechadas e feitas com materiais resistentes sobretudo à humidade, pode ajudar a reorganizar, de forma rigorosa, tudo o que você precisa. Use, talvez, etiquetas adesivas onde você possa escrever o que colocou dentro das caixas.
O bom e velho palete também se torna um aliado na reorganização da garagem. Para armazenar ordenadamente enxadas, postes, ancinhos, vassouras e similares, realmente parece que foi feito para isso.
As cordas elásticas com ganchos, disponíveis em qualquer loja de bricolage, podem ser úteis para criar uma espécie de gaiola para guardar, por exemplo, bolas ou pequenos objetos que rolam e se perdem facilmente.
Quando você tem pouco espaço, você tem que dar um jeito. É aqui que entram os mezaninos. Os de malha, principalmente em metal, permitem guardar tudo o que há para guardar e pendurar debaixo dele bicicletas ou qualquer coisa que possa ser pendurada na sua superfície.
Para guardar bem alicates, chaves de fenda e ferramentas semelhantes, na ausência de outro espaço, você pode aproveitar a parte interna de uma porta de armário.
E para manter grandes quantidades de parafusos e pregos em ordem, experimente fazer um organizador bem simples. Basta anexar frascos de vidro ou plástico a pequenas tábuas de madeira deslizantes, para que, ao abri-las, a tampa permaneça presa e possa ser aparafusada novamente quando o conteúdo for retirado.
Para um organizador mais caseiro e bonito, não menos funcional, fixe meias garrafas de plástico na parede com pregos e elas serão recipientes perfeitos para suas ferramentas.
Para os recipientes de bricolage, novamente, você pode aproveitar os recipientes de plástico abertos de um lado, tornando-os separadores muito confortáveis.
Se você é fã do faça você mesmo e precisa de uma parede equipada de forma clássica, pegue um quadro de cortiça do tamanho que preferir e mãos à obra.
E, por fim, as clássicas prateleiras de parede em madeira ou ferro, sempre super úteis e economizadoras de espaço, indispensáveis para móveis de garagem e adega.
Em suma, mesmo que lhe pareça que sua garagem é um caso extremo em termos de desordem, se lembre que existem muitas maneiras fáceis de resolver a situação. É só não desanimar e usar a cabeça.