Smartphone lento? 5 truques que ajudam você a deixá-lo rápido de novo, como se tivesse acabado de comprar
Nosso smartphone, com o tempo, corre o risco de ficar cada vez mais lento. Você tem que cuidar constantemente dele se não quiser que seu desempenho deixe algo a desejar. Reiniciá-lo uma vez por semana, atualizar aplicativos, limpar ocasionalmente caches ou aplicativos que ocupam muita memória podem não ser suficientes.
Existem, no entanto, alguns truques que permitem preservar o desempenho do seu smartphone e mantê-lo rápido, como se tivesse acabado de ser comprado.
Reinicie o smartphone
Uma das técnicas mais simples para melhorar o desempenho do smartphone é reiniciá-lo pelo menos três vezes por semana. A RAM (Random Access Memory) fica cada vez mais cheia à medida que o telefone é usado. A maneira mais fácil de esvaziá-la e poder começar a usar o telefone novamente de maneira ideal é reiniciá-lo várias vezes por semana. Essa ação pode ser simplificada configurando o aparelho para reiniciar automaticamente, em horários específicos.
Desligue o "modo ambiente"
O modo ambiente é uma mudança introduzida pelo Android. A todo mundo já aconteceu que o smartphone ligasse sem que fossr tocado, é o modo ambiente. Esse recurso faz com que a tela acenda quando você pega o aparelho ou quando uma notificação chega. Embora seja muito útil, ele drena a bateria do seu telefone mais rápido do que qualquer outro aplicativo. A longo prazo, o smartphone pode ser severamente afetado. Basta acessar as configurações para desativá-lo.
Limpe sua memória mais de uma vez por dia
Ao usar aplicativos, mesmo fechados, pode haver dados residuais que ocupem a memória do smartphone. Por essa razão, é aconselhável limpar a memória do sistema sempre que tiver oportunidade. Isso aumentará imediatamente a velocidade do telefone.
Evite atualizar muito ou muito pouco
Ao optar por atualizar aplicativos, você deve sempre ter muito cuidado. Baixar a versão mais recente de um aplicativo nem sempre beneficia o smartphone. Pode acontecer, se você tiver um telefone antigo, que as atualizações mais recentes o deixem lento. Por outro lado, um telefone sem atualizações pode ser usado, mas você não terá os recursos mais recentes disponíveis.
Além disso, quando você decide baixar um aplicativo, para evitar que muita memória seja ocupada, é sempre melhor optar por sua versão mais leve (por exemplo, Facebook Lite em vez de Facebook).
Atualize aplicativos apenas via Wi-Fi
As atualizações de aplicativos saem diariamente, mas quando você decide atualizá-las é melhor não usar seus dados móveis, mas se certificar de que está conectado a uma rede Wi-Fi. Os aplicativos geralmente são excessivamente grandes em tamanho e consomem dados muito rapidamente, isso apenas irá deixar o smartphone mais lento.
Quais métodos você usa para acelerar o desempenho do seu celular?