Marcas de dedos no vidro: modos faça você mesmo para acabar com esse problema
As janelas da casa, os vidros das portas, dos espelhos e até os vidros dos carros: é muito fácil que essas superfícies sejam decoradas, de vez em quando, por belas impressões digitais à vista. E se talvez essa mancha de dedo tenha sido produzida logo após uma limpeza geral de toda a superfície, fica ainda mais visível.
Os dedos, de fato, sempre deixam vestígios gordurosos, e isso pode acontecer acidentalmente por ter colocado as mãos na superfície afetada (especialmente nas portas francesas que muitas vezes abrimos para sair para a varanda ou jardim), ou talvez sejam apenas a prova de alguma "decoração" feita quando os vidros estavam embaçados (quantas vezes encontramos desenhos e escritos nos vidros dos carros?). No entanto, fazer com que desapareçam é muito simples, e os remédios caseiros comuns são suficientes.
Video tutorial via Window Cleaning Resource/TikTok
Obviamente, ter algum produto de vidro à mão, para borrifar na hora e esfregar com um pano macio adequado, como o de microfibra, é a opção mais natural e certamente sempre eficaz. O importante é não exagerar na quantidade de detergente, a menos que você não queira lavar todo o vidro depois.
Alternativamente, você pode preparar um produto equivalente misturando água e vinagre branco em partes iguais, em uma garrafa na qual você adicionará apenas algumas gotas de detergente. Agite e use tudo como o produto de vidro usual.
Você também pode usar jornal para esfregar, assim como nos remédios tradicionais.
Um truque para ajudar a evitar impressões digitais nas portas de vidro, como as de alguns armários acima das pias do banheiro, é comprar adesivos transparentes, pequenos e discretos, para colocar bem onde seus dedos costumam tocar para abrir a porta.
Remédios como os indicados acima também podem ser usados para vidros de carros, mas os melhores resultados são aqueles obtidos com detergentes específicos para carros, que são capazes de remover a gordura sem deixar riscos.
No caso de telas de TV, computadores, tablets ou celulares, então, você pode fazer uso de produtos à base de álcool específicos para essas superfícies. São os que costumam ser usados para computadores (mesmo para teclados) e que devem ser sempre borrifados no pano macio, não diretamente na tela, para evitar que qualquer gota do líquido danifique as partes eletrônicas.
É claro que os lenços umedecidos projetados para telas de LED e similares também são convenientes, mesmo que, como todos os produtos descartáveis, não sejam exatamente ecologicamente corretos. Alternativamente, os limpadores de janelas podem ser usados, novamente em pequenas quantidades.
Finalmente, no que diz respeito ao vidro dos óculos, uma gota de detergente pode ser suficiente. Mas tome cuidado para usar esse sistema em óculos de sol ou qualquer tipo de lente revestida com pátinas, principalmente as espelhadas. Elas podem ser "lavadas" pelo próprio sabão!
Qual é o seu método favorito para ter um vidro impecável?