9 dicas muito úteis para manter a casa fresca e diminuir o consumo do ar condicionado

por Roberta Freitas

15 Agosto 2022

9 dicas muito úteis para manter a casa fresca e diminuir o consumo do ar condicionado

Quando o calor escaldante do verão se faz sentir, a dúvida cruel entre optar por se refrescar com o ar condicionado ligado constantemente e consumir muito, ou suportar mais o calor, mas economizar dinheiro, se faz presente nas nossas cabeças. Os custos de energia estão cada vez mais altos e o impacto é prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para o bolso.

Por outro lado, o calor nos esgota e tira a energia do nosso corpo. Como fazer então? Temos que encontrar um meio termo, tentando aproveitar ao máximo as formas naturais de refrescar o ambiente doméstico e usar menos o ar condicionado e de forma mais inteligente. Nós revelamos abaixo alguns truques úteis para fazer as duas coisas sem muito esforço.

Pixabay

Pixabay

Para manter a casa fresca:

  • Mantenha as janelas fechadas durante o dia, procurando filtrar apenas a luz necessária e, em qualquer caso, evitando que o sol entre diretamente, principalmente nas horas mais quentes. Em vez disso, é aconselhável abrir as aberturas das varandas e janelas quando o ar estiver mais fresco, portanto, de manhã ao amanhecer e à noite após o pôr do sol.
  • Ao abrir tudo de manhã, pouco antes de fechar por causa do calor, limpe o chão com um pano embebido em água fria e levemente torcido. A humidade do chão molhado que seca lentamente vai dar ao quarto um toque de frescura que, com as persianas fechadas, durará o dia todo.
  • Evite ao máximo criar condensação e fontes de calor. Portanto, limite o uso de todos os aparelhos e luz artificial, especialmente nas horas mais quentes, prestando atenção especial para não ligar o forno. Experimente usar fogões e chuveiros, sem exagerar, nas horas mais frias.
  • Se você mantiver o ventilador ligado, faça isso colocando uma tigela cheia de garrafas de água gelada ou gelo na frente dele. Será muito mais eficaz e refrescante.

ItzSkinnyBoi/Reddit

ItzSkinnyBoi/Reddit

Para utilizar o ar condicionado de forma consciente, reduzindo consumos e custos:

  • Pense cuidadosamente sobre onde colocar os condicionadores de ar. É sempre melhor que estejam em locais onde não haja obstáculos à frente que impeçam o fluxo de ar mas, ao mesmo tempo, que o ar não chegue diretamente nas pessoas. Portanto, não aos condicionadores de ar acima das camas, sofás ou mesas. Também é desejável que haja um para cada cômodo e não em corredores e afins, pois o ar se dispersaria. E, então, é uma boa ideia colocar o ar condicionado para cima, porque o ar frio desce, mas não necessariamente no ponto mais alto da parede. Uma altura média está bem.
  • Se pretende otimizar os consumos, tenha o cuidado de escolher sabiamente o modelo e a classe energética. Procure dar preferência aos da classe A e opte pelos modelos que adaptam a sua potência à temperatura ambiente, evitando desperdícios. Existem muitos no mercado com essas características.
  • Preste atenção à temperatura que você configurou no termostato, tomando cuidado para não abaixar muito e mantenha-a sempre não inferior a 24° C, aproveitando ao máximo a função de desumidificação.
  • Lembre-se sempre de isolar bem os cômodos onde está o ar condicionado, fechando bem todas as portas. Desta forma não haverá dispersão e desperdício de energia.
  • Talvez o conselho mais óbvio, mas útil, seja, finalmente, manter o ar condicionado ligado por apenas algumas horas (decida quantas de acordo com suas necessidades) e no meio do dia, quando está mais quente. Se você seguir os conselhos anteriores, esse pouco tempo será suficiente para manter o ambiente fresco o suficiente para o dia todo.

Todos eles são simples de seguir de forma consistente para obter os resultados desejados. É ver para crer!