Manjericão murcho? Descubra como evitar isso quando está muito quente
Ingrediente precioso em muitos pratos, principalmente no verão, o manjericão é uma das plantas aromáticas mais cultivadas nos lares. De fato, mesmo que também cresça em campo aberto ou em grandes canteiros de flores, também se presta a ser cultivada com sucesso em vasos e floreiras menores, o que também a torna adequada para cultivo interno - garantidas as condições certas.
É uma planta mediterrânea que adora climas quentes e ensolarados, mas não tanto quanto se pensa: sofre, de fato, em períodos de calor escaldante, e nãopode ficar debaixo do sol. Nessas condições, é fácil que perda o vigor e murche rapidamente, e às vezes até compensar com muita água leva ao mesmo resultado. Como fazer então? As dicas a seguir podem ajudá-lo.
A causa mais comum da decomposição do manjericão é o solo muito árido: é uma planta que precisa de um solo um pouco úmido, constantemente. Por esta razão deve ser regada regularmente quando começa a estação quente e a frequência aumentará em períodos de calor abafado, mas sempre sem exagerar.
A regra de ouro para entender se é hora de regar (e que se aplica à maioria das plantas) é enfiar o dedo no chão, para testar se está seco até vários centímetros de profundidade. Se sim, regue. Se, por outro lado, apenas a camada superficial secou, mas por baixo você percebe o solo úmido, pode esperar um pouco mais.
Por outro lado, quando o solo ainda está úmido, é necessário evitar mais regas, e mesmo que nessa condição a planta de manjericão pareça murcha, provavelmente significa que não há boa drenagem, portanto, a água fica estagnada no solo ao redor das raízes, que estão apodrecendo.
Em caso de má drenagem, retire a planta com todo o pedaço de terra do vaso, retire também a terra restante e encha o vaso novamente com um solo mais leve e drenante (misturado, talvez, com areia ou perlita). Também ajuda colocar uma camada de argila expandida no fundo do vaso (alguns dedos são suficientes). Enterre a planta novamente e observe-a, esperando um ou dois dias antes de molhar o solo novamente, ou regar muito pouco apenas no dia seguinte. Quando isso é feito tarde demais, pode não ser suficiente para salvar a planta, mas vale a pena tentar não perdê-la.
Outros conselhos úteis
- Evite colocar o manjericão em potes muito pequenos: há menos terra e secam mais rápido. Principalmente quando a planta desenvolveu um sistema radicular que acaba ocupando todo o vaso, deixando pouco solo.
- Use uma cobertura morta: uma vez que a planta esteja no lugar certo, com o vaso e o solo certos, cobrir a superfície com cobertura orgânica ajudará a manter o solo úmido sem precisar regar com muita frequência. E também ajudará a retardar o aparecimento de ervas daninhas que roubam nutrientes do manjericão!
- O manjericão deve ter 6 horas de luz direta por dia.
- Deixe a planta produzir galhos floridos, mas não muitos: quanto mais eles vierem, menos folhas você terá. Em vez disso, cortando os galhos de vez em quando depois de terminarem a floração (enquanto isso, eles farão abelhas e insetos polinizadores felizes), você irá manter até o arbusto mais compacto.
- Cuidado com o choque do transplante, quando você passa da planta comprada, em seu vaso, para a moradia “final”: escolha um local ao sol, mas abrigado, regue na hora certa e escolha imediatamente um bom solo. A planta levará um tempo para se recuperar, mas garantindo as condições certas, ela crescerá saudável.
Com estes cuidados deverá ter plantas em bom estado até ao final do verão!