Persianas perfeitas em poucos passos simples: como limpá-las de forma eficaz sem esforço
Em madeira, alumínio ou PVC, as persianas são as guardiãs das nossas casas, nos protegem dos agentes atmosféricos e do calor, filtram a luz do dia nos garantindo o sono mesmo durante o dia, fazendo com que nos sintamos seguros. Elas também podem dar um toque de personalidade à nossa casa, se escolhidas com atenção aos detalhes.
Muitas vezes, no entanto, nos esquecemos delas, deixando que acumulem a poeira e a poluição atmosférica da cidade e tornando a sua deterioração mais rápida. É importante submetê-las a limpezas periódicas juntamente com as varandas, para mantê-las perfeitas por mais tempo e evitar intervenções extensas de manutenção ou substituição.
Mas como limpá-las corretamente? Alguns passos simples são suficientes, vamos descobri-los juntos!
Tire o pó regularmente
Creativo
Antes de mais nada, para manter suas persianas em perfeitas condições, você deve mantê-las sempre livres de poeira. Esta operação pode ser realizada da mesma forma com todos os tipos de persianas, usando um pano, uma vassoura, um espanador. Você também pode se ajudar com o aspirador de pó, se a sujeira for muita. É aconselhável realizar esta etapa pelo menos uma vez a cada 7/10 dias, para evitar que a sujeira fique incrustada e torne as operações posteriores mais longas e cansativas.
A limpeza é uma etapa a ser realizada de forma diferente dependendo do tipo de persiana, cuja frequência depende da posição e do material.
Persianas de madeira
Vamos começar pelo material mais delicado: a madeira.
A limpeza deve ser feita cerca de uma vez por mês com detergentes suaves e diluídos – você pode usar detergente de louça diluído em água ou até mesmo sabão de Marselha. Atenção também às esponjas e panos ásperos, melhor uma esponja macia.
Para uma limpeza completa, mesmo nos cantos mais difíceis, você pode usar uma escova de dentes de cerdas macias.
Depois disso, você pode dar uma camada de óleo protetor (azeite também é bom), para polir e nutrir a madeira.
Persianas de alumínio
Necessitam de limpeza menos frequente do que a madeira, variando se o alumínio é pintado ou não.
No caso do alumínio clássico, uma solução de água quente, vinagre e um pouco de detergente pode ser usada para limpar e desengordurar completamente. Em seguida, seque com um pano. Alternativamente, você pode limpar com vapor, sempre secando no final para não deixar riscos.
Para alumínio pintado é preciso prestar atenção na pintura, que pode ser danificada. Você pode usar uma solução de água e sabão de Marselha, e enxaguar antes de secar, ou água e bicarbonato. Neste segundo caso será suficiente passar um pano para secar.
Persianas de PVC
As persianas de PVC também precisam de manutenção menos frequente. A limpeza neste caso é muito simples, basta usar um detergente neutro ou uma mistura de 1/3 de desengordurante e 2/3 de água. O importante é que o produto não seja muito agressivo e a esponja ou pano não sejam abrasivos.
Para manchas difíceis, um pano embebido em álcool desnaturado pode ser usado. Também neste caso, seque com um pano.
Você está pronto para deixar as suas persianas limpinhas? Você usa outros métodos?